sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Os Clássicos Jaquinzinhos e o Conde de Vimioso Rosé Colheita Seleccionada 2009

Os jaquinzinhos deveriam ser um petisco já erradicado das nossas mesas, uma vez que não se podem capturar carapaus com menos de 15 cm. It' s against the law... Estes foragidos ao mar vieram parar por milagre à minha cozinha, ainda por cima já libertos das vísceras - coisas dos milagres, acho! Foi só deitar-lhes um pouco de sal marinho e fritar em azeite. Deitei-os sobre papel de cozinha para libertarem parte do azeite da fritura enquanto acabava de preparar o mais canónico dos acompanhamentos: o arroz de tomate malandrinho. Piquei uma cebola para um tacho, juntei alho esmagado e picado e um fundo de azeite e levei a lume médio. Quando a cebola estava transparente juntei uns mini tomates (com pele e graínhas, que isto de ver os bocadinhos de pele no arroz final é garantia de não ter levado com a polpa de pacote) e um pouco de vinho branco. Deixei estufar e juntei arroz (carolino, o melhor para quem sabe o que é um arroz de tomate. Querendo estragar tudo, pode-se usar arroz thai jasmine, basmati, parboilizado ou outro, mas isto sou eu a dizer na tanga) e água quente (o triplo ou quádruplo do volume de arroz). Aromatizei com sementes de coentro e deixei em lume brando até o arroz estar cozido. Servi assim, sem demoras...  


Para este prato escolhi um vinho que andava já há algum tempo para provar: o Rosé Conde de Vimioso 2009 de João Portugal Ramos. Na colheita de 2009 recebeu um novo rótulo e a designação de colheita seleccionada, mas manteve o preço (€ 2,85). Não percebi porque é que chamaram colheita seleccionada a um rosé que custa menos de € 3,00 mas isso não é nada importante. Este vinho teve 15 valores do Painel de Prova da Revista de Vinhos de Junho deste ano e o direito a ostentar o selo de "Boa Compra". É um vinho interessante, agradável e fácil de beber. É feito com Touriga Nacional e Syrah e tem 13º de álcool (que quase não se notam). Focado na fruta vermelha com algum vegetal, é fresco, mas quase refresco. Um rosé quase de esplanada, mas que, pela sua frescura, acompanhou bem este prato...

2 comentários:

  1. Aqui está o exemplo perfeito de que há blogs que têm de ser lidos com toda a atenção, sob pena de se ficar apenas com a rama. São estes apontamentos "iniciáticos" que fazem a diferença entre o mais banal dos pratos "jaquinzinhos com arroz de tomate malandrinho" e este de igual nome que o Cupido nos propõe: coisas como o uso de sementes de coentro frescas, uma maravilha de perfume que não tem nada a ver com coentros-folha e que fez este carolino (claro que só podia ser carolino!)ser tudo menos "canónico".
    Em relação ao Conde de Vimioso, registo a apreciação deste rosé de 2009, depois de uma desastrosa experiência que tive com o irmão de mesmo nome mas de 2007. Algo deve estar agora muito melhor. A ver.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o pormenor dos jaquinzinhos afastados do malandrinho do arroz.para não perderem o crocante da fritura...Sao daqueles que só sobra a pontinha do rabo no meu prato.
    É só um dos meus pratos preferidos...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar