terça-feira, 21 de setembro de 2010

Frango tipo Leitão | Quinta de Cabriz Encruzado 2009

Frango tipo Leitão é bem capaz de ser o títulol mais pateta de que me poderia lembrar para descrever os meus assados de frango, que normalmente saem fantásticos. Claro que 90% do resultado final vem da qualidade do frango, 9% da colaboração do forno e apenas o restante 1% se deve à capacidade do cozinheiro e apenas na estrita e exacta medida em que pouco vou alterando nesta preparação. 
Normalmente faço com frangos grandes e prefiro assar metades, já que um frango inteiro obriga a maiores cuidados para que fique dourado e estaladiço por fora e bem passado por dentro. Barro o frango com uma mistura de banha de porco, alho, sal e pimenta preta (como no molho do leitão) e levo ao forno a cerca de 170º C com um fundo de vinho branco no fundo do tabuleiro de barro. Durante a assadura, vou virando e regando a carne com o molho que se vai formando. O tempo de forno depende da idade do galináceo. Quando está quase pronto, finalizo com a pele para cima, para a pele ficar mais estaladiça. O acompanhamento natural para este frango são batatas assadas no mesmo tabuleiro, mas desta vez preferi umas batatas fritas, em rodelas finas.  


O frango preparado desta forma vai muito bem com um vinho branco, novo e passado por madeira... Como o Quinta de Cabriz Encruzado 2009 que ainda não tinha visto à venda. Depois da bela colheita de 2007 e da edição do ano passado era grande a curiosidade para provar um dos mais democráticos Encruzados do Dão. Foi comprado na Feira de Vinhos do Jumbo por € 4,99 e refrigerado. Resolvi não o decantar. Muito bom o equilíbrio entre a fruta e a tosta da madeira, bom volume de boca, bom final. Nada que não se esperasse deste clássico da Dão Sul que vai mantendo a sua bela relação qualidade/preço colheita após colheita. 

2 comentários:

  1. Fiquei de água na boca com este franguinho... apesar do adiantado da hora,
    Nem precisava de garfo para esmifrar esta perninha!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Já fiz cabrito e perna de porco com o tempero de leitão bairradino; a perna ficou excelente, o cabrito nem tanto porque claro que não arranjei por aqui um cabrito estonado e a pele é a alma destes assados.
    Agora frango é que nunca me tinha ocorrido! Ainda bem que ocorreu ao Cupido porque, ou muito me engano ou não passa de hoje...

    ResponderEliminar