quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Empadão de Carne

Os empadões constituem uma boa forma de reciclar sobras de carne. Ainda assim, prefiro fazê-los assim:
_no talho, peço para picarem carne de porco e vitela em partes iguais e juntar algum chouriço (convém que seja bom).
_no tacho, deito um fundo de azeite e cebola picada. Deixo a cebola ficar transparente e deito a carne por cima. Em lume brando deixo que a carne liberte os sucos e só depois mexo com a colher de pau. Junto um pouco de vinho branco e sal (dependendo do tipo de chouriço posso juntar piri-piri, pimenta ou nada). Deixo estufar.
_à parte cozo batatas; escorro a água da cozedura e junto um pouco de manteiga; reduzo as batatas a puré, junto leite, aromatizo com pimenta e noz moscada e vou mexendo até a mistura ficar macia.
_num tabuleiro de barro, deito uma camada de puré, a carne e por fim outra camada de puré. Ás vezes ainda pingelo com ovo batido. Vai ao forno (150º) para harmonizar sabores e antes de servir aumentar a temperatura para gratinar um pouco.

Escolhi um Branco Bairrada Bical de 2004, produzido pelo Eng. Manuel dos Santos Campolargo. Um belo branco ainda com uns anos de vida pela frente.



4 comentários:

  1. Acabei e me inspirar. Há tanto tempo que não faço um empadão.
    Ficou com óptimo aspecto e gostei da sugestão do vinho, pois entre os meus poucos conhecimentos esse não me é completamente estranho
    :-)

    Bj

    ResponderEliminar
  2. marizé, este bical já estava em casa há algum tempo. Tinha guardado uma garrafa para ver a evolução, porque me pareceu que tinha algum potencial de guarda. No outro dia estive numa prova de vinhos do Eng. Campolargo e um dos vinhos que provei foi o Arinto 2006 que estava em grande forma.

    ResponderEliminar
  3. Eu faço empadão precisamente quando há sobras de carne :) E adoro porque sou grande apreciadora de purés. Gostei do efeito do teu :)

    ResponderEliminar
  4. O teu empadão fez-me lembrar o da minha mãe; ela também não usa sobras de carne, tal como tu.
    Secalhar é por isso que faço tão poucas vezes, o dela era o melhor do mundo...
    Beijos.

    ResponderEliminar