segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cafeína Fooding House and a Big Dinner at Big Bife

O Cafeína é um Restaurante da Foz do Porto que dispensa apresentações. Há uns meses abriu um novo espaço, dirigido pelo Frexou, a Fooding House, que é um Wine Bar. Ás sextas feiras costuma haver provas de Vinhos com a presença dos produtores, o que constitui evento em geral a não perder, depois do trabalho e antes de jantar. Na outra sexta, apresentação dos vinhos do Morgadio da Calçada, desenhados pela Niepoort, um branco e um tinto correctos, elegantes, mas sem deslumbrar e uns Vinhos do Porto (branco, Tawny e LBV).
Já se andava há algum tempo a combinar um jantar entre amigos e pronto, foi desta. Depois de discutir onde se podia ir eu sugeri o Restaurante Big Bife, na Estrada Exterior da Circunvalação, sitio simpático, o proprietário-gerente-cozinheiro-empregado de mesa-escanção, o Vitor, bom cozinheiro, bons vinhos quase a preços de garrafeira (pois, não se paga o dobro ou o triplo como na maioria dos restaurantes).
E lá fomos... As entradas, tábua de enchidos (paio e presunto de bom nível), alheira de caça e leitão estavam excelentes. Para jantar pedimos umas costeletas de Vitela grelhadas (a carne lá é excelente, ou não se chamasse o restaurante Big Bife) com umas batatas assadas com pele e aromatizadas com azeite e alho que também estavam uma maravilha. Sobremesa, queijo de ovelha com doce de abóbora (feito pelo Vitor). Quanto a vinhos, começou-se com um Duorum 2007 (um Projecto de João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco para o Douro, um belo vinho, ainda muitíssimo jovem), seguiu-se um Quinta do Carmo 2002 (um belo Alentejano em ano "maldito"), um Pontual Reserva 2004 (outro Alentejano, muito guloso...) e por fim a cereja no topo do bolo, aquele que é provavelmente o mais mítico vinho português, o fabuloso Barca Velha (neste caso o 1999), que nasceu em 1952 de um sonho de Fernando Nicolau de Almeida.
Jantares assim não se esquecem...





9 comentários:

  1. Cum caraças... a carne até é maior que o prato. As batatas têm óptimo aspecto!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu dava-me por feliz com 2 batatinhas daquelas da foto e o aroma do big bife...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. aiiiiii que bom aspecto,aiaiaia as batatinhas 10 estrelas,jinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita ao meu blog. E obrigada pela divulgação destes espaços, ainda por cima no Porto. Adoro boa comida, e estes espaços devem ser o máximo. Obrigada. Bjc

    ResponderEliminar
  5. Ameixa, as costeletas eram efectivamente enormes (e deliciosas);
    Anna, por acaso nunca tinha acompanhado carne com as batatas assim, assadas com casca e com azeite e alho, mas resultou muito bem;
    Belinha, as batatas estavam uma delícia;
    Raspas, este restaurante é bem fixe, vale bem uma visita. Eu vou lá jantar muitas vezes, come-se bem e não é nada caro.

    ResponderEliminar
  6. Adorei que me tivesse visitado e dado a conhecer o seu espaço de divulgação do que de bom vai no nosso país, uma delícia esses pratos, ;)

    ResponderEliminar
  7. Cupido querido, vim te conhecer correndo e adorei seu blog e dos demais companheiros. Já fiz uma breve passeada por aqui, e as dicas e comidas estão, realmente, ótimas. Voltarei sempre. Ah, este prato está divino, e o tamanho da carne muito me agradou, que sou por demais gulosa, e as batatinhas,humm. Obrigada pela visita e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Seria possivel deixar aqui a morada e o telefone do "Big Five"?
    Obrigada

    Joana

    ResponderEliminar
  9. Claro que sim:

    Restaurante BB Big Bife
    Estr. Circunv. 975 Rio Tinto,
    RIO TINTO, PORTO 4435-180
    Tel: 224893545

    ResponderEliminar