O Tournedos é um bife cortado da parte posterior (mais estreita) do lombo de vitela e normalmente tem 2 a 3cm de altura. São rodeados por uma fatia de bacon e vão a lume muito forte durante o tempo necessário para "caramelizar" a carne que deve ficar mal passada por dentro; reserva-se em travessa aquecida e prepara-se a guarnição. A mais famosa é a de Rossini, com foie gras e trufas. Aconselha-se que seja acompanhado com batatas fritas e salada de alface.
Apeteceu-me rodear os tournedos com presunto em vez de bacon; preparei-os e guarneci com compota de morango e amêndoas. Acompanhei com um puré de favas e natas guarnecido com alcaparras e um fio de azeite.
Acompanhou com um fantástico Mouro 2000 que resultou de uma parceria feita entre o Miguel Louro (da Quinta do Mouro) e o Dirk Niepoort. Havia na Quinta um lote de vinho que não queriam incorporar em qualquer vinho da Quinta do Mouro; o Dirk sugeriu que fosse ele a "fazer" o vinho e o lote que estava para ir para o lixo, transformou-se, pelas mãos de Dirk num vinho absolutamente assombroso (pois, houve quem o preferisse ao Quinta do Mouro...)
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Adorei os "tornedos by you" e os acompanhamentos me encantaram. Se não se importa, vou copiar. Bom final de semana
ResponderEliminarCupido mas que chique este pratinho!!!
ResponderEliminarAdorei o seu tournedó com presunto,
e a ideia do puré de favas foi excelente!!!!
Bjinho
Cupido, já te estás a preparar para entrar no "mercado internacional"? Agora é tudo "by me"... hummm ;) Ainda bem que substituiste o foie gras. Nunca pensei que a substituição fosse doce... mas deve ser bommm.
ResponderEliminarEu trocava o tornedo Rossini pelo tornedo Cupido sem hesitar, mas tinha que vir completo, com o puré de favas e o vinho.
ResponderEliminarFantástico
Bom fim de semana
Cupido já foi tudo dito
ResponderEliminar11
Cupido simplesmente maravilhoso!!!Adorei o puré de favas.Beijinhos
bem não sei o que aconteceu o comentário saiu aos soluços.Desculpe cupido
ResponderEliminarInformamos que a sua receita já se encontra em destaque! Obrigada pela sua participação.
ResponderEliminarEquipa ParaCozinhar.com
Cupido, isto está obra de um grande mestre Kuka... Parabéns!
ResponderEliminarO á vontade com que manipulas os diferentes ingredientes e os combinas, deixa-me fascinada1
Beijoca.
marcia, claro que não me importo.
ResponderEliminarjaneca, obrigado.
ameixa, uso o termo by me quando não me vem inspiração para dar um nome ao prato; e acredita que o doce de morango e as amendoas ligam muito bem com a carne.
marizé, obrigado, mas olha que o tournedos rossini é uma maravilha.
isabel, obrigado.
qqcoisa, obrigado.
anna, obrigado e parabéns no aniversário do teu blogue.
Tornedós é uma carne bastante saborosa, mas cozinhada assim deve estar mesmo fantástica. Quero experimentar esta receita e vê-la aqui nos pratos em casa!
ResponderEliminar