quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bacalhau Confitado em Azeite com Pimentos, Alho e Louro, Batatas a Murro e Béchamel de Couve Galega | Pedra Cancela Malvasia Fina e Encruzado 2010

Mais uma quarta feira das Trilogias com a Ana e o Luís e esta é a do azeite. E para mim, o azeite é a "nossa" gordura culinária por excelência. Os outros oleos são para fritar batatas e as merdas da vaqueiro, não, obrigado. E para a trilogia do azeite, resolvi confitar um lombo de bacalhau em azeite com alho, mini-pimentos e uma folha de louro, acompanhado de batatas assadas a murro e dum béchamel de couve galega. 


Escolhi batatas pequenas e lavei-as. Meti-as na cloche temperadas apenas com um pouco de sal grosso. A grande vantagem da cloche sobre o forno é que consome muito menos energia e assa as batatas mais depressa (cerca de quarenta minutos, dependendo das batatas, enquanto que o forno leva bem mais de uma hora). Sensivelmente a meio da assadura das batatas, juntei o bacalhau num recipiente de barro, com os pimentos, o alho e o louro e com azeite a cobrir. Cerca de vinte minutos foi o tempo necessário para o bacalhau confitar e as batatas acabarem de assar.

Entretanto, preparei o béchamel de couve galega (chamo-lhe béchamel porque não é bem um esparregado, já que a couve não se desfez). Frigideira, uma colher de sopa de azeite, uma colher de sopa rasa de farinha de trigo, é misturar em lume médio, juntar leite até ter a consistência desejada e juntar couve galega cortada fina (como se fosse para caldo verde) e escaldada previamente em água temperada com um pouco de sal. Juntar um ar de pimenta e deixar uns minutos em lume brando.

Para servir, foi só dar o competente murro às batatas e regá-las com o azeite de confitar o bacalhau.


O bacalhau ficou macio e a lascar deliciosamente.


Para acompanhar este bacalhau escolhi um vinho branco do Dão, o Pedra Cancela Malvasia Fina e Encruzado 2010. Tal como o tinto reserva 2008 que provei há pouco tempo, este também parece ter mudado o perfil e está mais moderno, mais tecnológico, como referia JPM em relação ao 2009. Este parece seguir a mesma linha. É bem feito, sim e até acho que ganhou muitos fãs, mas gostava mais da mineralidade de colheitas mais antigas. Ainda assim, por menos de dez euros, vale a pena ser provado. Muito cítrico, elegante, tem uma boa frescura e é mais um estilo no Dão...

3 comentários:

  1. Bela descrição desse confit de bacalhau a que só faltou a menção (para mim obrigatória) do pãozinho molhado no azeite, que nunca dispenso e cheira-me a que o Cupido também não.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui, no Garficopo, bacalhau é O peixe... sempre muito bem tratado.
    Este está fantástico! Interessante é o béchamel de couve, benfiquistas são os pimentinhos e esmurradas as batatas... lol!
    Saiu uma trilogia bem variada para todos os gostos!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Simpática trilogia.
    Esta receita tem todos os ingredientes para fazer sucesso na minha Noite de Natal, mas com nova cara.
    O azeite também é a minha gordura de eleição, até pq ainda sou das sortudas que tenho uns paizinhos que produzem azeite caseiro, com uma graduação miníma, delícioso...
    Uma abraço

    ResponderEliminar