domingo, 13 de novembro de 2011

Arroz de Salpicão | Pedra Cancela Reserva 2008

Os salpicões não serão propriamente porta estandartes dos enchidos da Beira Alta, reservando-se esse epíteto para as chouriças e para as morcelas da Guarda. Ainda assim, nada impede que um salpicão nado e criado na zona possa dar um arroz delicioso, como este que ensaiei.


Cebola picada, alho esmagado e uma cama de azeite no fundo de um tacho, fogo esperto, uma pitada de sal e salpicão em fatias finas. Deixa-se envolver tudo, junta-se arroz carolino, envolve-se mais um minuto e junta-se água (o triplo do volume do arroz) e grelos cortados miudos. Mexe-se e deixa-se a cozer em lume brando durante dez minutos. Serve-se assim, sem mais.


Para acompanhar escolhi um vinho que muito boas recordações me traz de edições anteriores. Pedra Cancela Reserva 2008. Este vinho do João Paulo Gouveia tende a ser um pouco mais rústico (no bom sentido) que o seu irmão de Touriga Nacional e por isso (penso) liga melhor com estes pratos simples e pouco elaborados, mas deliciosos. Este 2008 de rústico tem muito pouco. Escuro, boas notas de frutos vermelhos e pretos embora algo escondidas pela madeira. É um vinho de lote que nesta edição me parece algo maquilhado, se comparado com edições anteriores, já que perdeu alguma candura, mas ganhou em potência. É um Dão menos Dão que o 2006, mas para muitos este 2008 será mais vinho que o 2006. Altamente recomendado, ainda por cima agora que já se encontra no Jumbo (a pouco menos de € 10,00).  



2 comentários:

  1. E temos a prova mais que provada de que como uma coisa tão simples como este arroz pode resultar num prato com tão bom aspeto e a prometer um delicioso e reconfortante jantar numa noite fria...
    O cheirinho dá para imaginar daqui!!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ter-me-ia ocorrido algo menos denso que um Dão para acasalar com esse arroz de salpicão, mas cala-te boca que a ciência é escassa.
    Já da carolina cobertura que aconchegou esse matrimónio improvável entre salpicão e grelos, só posso dizer que me inflamou papilas e imaginação e terei de arranjar sequela sulista para esse jantar e não passa desta semana!

    ResponderEliminar