quarta-feira, 23 de novembro de 2011

55 Trilogias e esta é do Salmão

Mais uma quarta feira e mais uma trilogia...

O tema desta semana foi, a mando da Ana, o salmão.

Não gosto dos salmões grandões (como diria a Ana) do aviário e lembro com alguma saudade as belas postas do salmão vindo da água corrente que grelhavam no carvão e eram devidamente acolitadas pelas belas batatas novas da terra cozidas com a sua pele e o distinto molho verde, o que é feito com salsa e cebola. Bom azeite a regar o prato e era comer até fartar.

Como os actuais salmões nascem quase todos no viveiro, optei, para esta trilogia, pelo salmão fumado, o do pacote, ou melhor dizendo, das embalagens pagas a quase preço de ouro. E folhei o salmão fumado.

Massa folhada de compra metida à temperatura ambiente, forno a aquecer aos 210º C e foi fazer um rolo da massa folhada a envolver as fatias do salmão. Depois foi meter os folhados num tabuleiro e pincelar os ditos com ovo batido e enfiar os já ditos no forno. Cerca de um quarto de hora depois, a massa tinha folhado, eu tinha cortado e temperado alface (com flor de sal e um fio de azeite) e foi de servir o folhado cortado em fatias com a alface a rodear...   

3 comentários:

  1. Bom, se na forma se podem divisar umas diferenças, já na essência andámos muito, muito perto.
    E já agora, o vinho: não o mencionei no post (era madrugada e estava cheio de sono) mas ontem não tinha nenhum branco para a ocasião e acabei por beber um que lá estava "para o tacho", uma coisa de preço irrisório chamado Vinho Regional Tejo (enólogo Mario Andrade) escolha do Pingo Doce e que apesar de ter sido destinado a queimar, acabou por ser a surpresa da noite. Daqueles que, se tivesse umas bolhinhas, podia ser de Champagne.

    ResponderEliminar
  2. simples, mas saboroso... mas gostava de te ver cozinhar salmão em posta, acho que ias desenrascar-te muito bem e criar uma receita fantástica.
    deixo-te o desafio... eh eh eh

    ResponderEliminar
  3. Bonitos os folhados em forma de caracol...
    Até já me sinto a escorregar na próxima!
    Beijinho.

    ResponderEliminar