segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bacalhau à Zé do Pipo

Esta forma de preparar o bacalhau é uma das minhas preferidas...

Ingredientes

lombo de bacalhau
cebolas
leite
azeite
louro
sal e pimenta
maionese
batatas em puré
azeitonas pretas

Preparação

Depois de bem demolhado, corta-se o bacalhau em postas.
Leva-se a cozer com leite.
Entretanto, picam-se as cebolas e levam-se a estalar com o azeite, o louro, sal e pimenta e um pouco de leite de cozer o bacalhau.
A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura.
Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente de barro.
Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese.
Contorna-se com o puré de batata e leva-se a gratinar.
Enfeita-se com azeitonas pretas.

Uma receita tradicional do Porto, que harmonizou muito bem com um Casa de Santar Reserva Branco 2006.










6 comentários:

  1. Nunca fiz esta receia mas fiquei curiosa com o bacalhau no leite.O maridão diz que não gosta de puré mas como adora bacalhau(vou tirar a prova dos nove)com esta receita.:)Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esta é uma das minhas receitas preferidas de bacalhau, e agora ao olhar para ela lembrei-me que não lhe deito o garfo há demasiado tempo.

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Nunca cozi bacalhau em leite, embora o coloque de molho em leite por umas horas. Também nunca fiz esta receita de bacalhau, só o comi em restaurantes, mas não me parece dificil, lendo a tua receita... Que tipo de maionese usas? É que sou 1 desastre a fazer maionese caseira (não herdei o jeito da minha mãe...).
    Tenho de dizer que os teus lombos de bacalhau me deixam sempre de olhos arregalados...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Tb sou mais uma que nunca fiz este bacalhau,só comi em restaurante que adorei...mais um a experimentar

    bjinho

    ResponderEliminar
  5. anna, uso maionese "industrial", não tenho paciência para a fazer. Já agora, esqueci-me de referir um pormenor, o puré foi feito com o leite onde cozeu o bacalhau.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma receita tradicional Portuguesa muito bem apresentada ... que delicia

    ResponderEliminar