Revisitei aqui a combinação clássica dos ovos com espargos bravos, juntando chouriço e tornando a preparação um bocado diferente.
Comecei por arranjar os espargos, separando as cabeças e os extremos superiores das hastes, mais macios. Reservei e cortei o resto das hastes em rodelas finas e levei a saltear numa frigideira com um fio de azeite e umas rodelas de bom chouriço de carne. Entretanto, bati ovos (as quantidades são a gosto, naturalmente, mas dois ovos, duas rodelas de chouriço e uns quatro espargos parecem-me bem para uma dose individual).
Quando os espargos se apresentarem amaciados e o chouriço meio dourado (sem esturricar), juntei uma pitada de pimenta de caiena moída e uma folha de alho* picada. Juntei os ovos batidos, mexi até ficarem cremosos e antes de servir adicionei as cabeças e partes superiores dos espargos que tinha reservado. Envolvi tudo e servi, com umas azeitonas pretas a "enfeitar".
* a folha do alho que se usa nas favas à moda da Gândara não será o ingrediente mais fácil de encontrar, mas juntamente com a pimenta de caiena dá um toque muito especial a esta preparação.
Pois é...
ResponderEliminarNunca vi essas folhas de alho, só das cebolas novas...
Adorei a misturada!!!
Beijinhos.