domingo, 10 de novembro de 2013

Frango no Púcaro de Barro Preto | Vinha Val' dos Alhos Castelão 2011

Começámos há três anos, eu, a Ana e o Luís, uma aventura que me deu muito gozo. Durante cento e cinquenta e sete semanas publicámos receitas sobre um tema previamente escolhido. Começámos com o leite creme, a mando da Ana e terminamos hoje, três anos depois com um tema sugerido pelo Luís: afectos.

Fui buscar referências a outros tempos, ao frango estufado ou assado que se comia muitas vezes ao almoço de domingo e à chanfana que se comia em dias de festa e embora esta não seja de todo uma novidade aqui no blog, pareceu-me apropriada para o tema, que até podia ter sido almoço de domingo
Arranjei um bom frango de capoeira como faço normalmente, reservando a carcaça para uma canja e aproveitando os peitos e as coxas para outras preparações. 

Cobri o fundo de um púcaro de barro preto com cebola às rodelas, alho esmagado e picado, pimento vermelho em fatias, mistura de pimentas, uma malagueta seca partida e uma folha de louro. Juntei o frango em pedaços, um pouco de chouriço de carne, reguei com azeite, temperei com sal e cobri com vinho tinto. Deixei a marinar de um dia para o outro e depois foi só levar ao forno pré aquecido a 170º C durante duas horas. Durante esse tempo fui virando a carne. Servi com um mix de legumes cozidos a acompanhar.

 

O vinho escolhido foi o Vinha Val' dos Alhos Castelão 2011. A única referencia que tinha deste vinho era esta. Esteve na feira de vinhos do Jumbo a cinco euros e é um vinho feito a partir de uma vinha centenária da Casa Agrícola Horácio Simões. É um belo Castelão de que só me apetece dizer que só não gosta quem não gostar mesmo de vinho tinto. Excelente RQP.


3 comentários:

  1. Adorei!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar