sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bife da Vazia com Legumes | Vale da Raposa 2010




Já há algum tempo que não metia um bife por aqui. Este vem a propósito de um episódio do JA ao lume onde o chef explicou a forma mais correcta de se fazer um bife, nomeadamente em relação ao sal, referindo que se deve temperar logo antes de ir à frigideira, para que o sal não absorva os sucos da carne e a deixe seca por dentro. Confesso que muitas vezes tenho visto os bifes a serem temperados com antecedência, o que é meio caminho andado para dar asneira.

Bife da vazia, com um dedo de espessura (dá cerca de 150 g de carne). Fiz um corte na linha de gordura que rodeia o bife (como se pode ver na foto abaixo) para impedir que a gordura, mirrando, descompusesse o bife. Levei uma frigideira anti aderente a lume esperto, com um fundo de azeite. Meti o bife sem qualquer tempero  e deixei dourar num dos lados. Virei o bife e só aí é que o temperei com sal marinho e mistura de pimentas esmagadas no almofariz. Quando dourou do outro lado, temperei-o e voltei a virar o bife. Retirei logo a seguir e deixei a carne a repousar em cima de dois garfos. Entretanto, deitei um dente de alho esmagado na frigideira, rebolei-o um bocado e refresquei com um pouco de vinho branco. Fui envolvendo até o molho reduzir e servi o bife com um mix de vegetais cozidos (batata, couve flor e feijão verde) e com o molho. 



A carne ficou no ponto, rosada por dentro, mas sem perder a humidade.


Para acompanhar este prato escolhi um vinho que é, para mim, uma das melhores escolhas no patamar abaixo dos quatro euros. Vale da Raposa 2010, de Domingos Alves de Sousa, feito pelo Anselmo Mendes e pelo Tiago Alves de Sousa para os supermercados Pingo Doce. Feito com Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, tem 14º de álcool (pede uma manga por perto) e tem um bom equilíbrio entre as notas de fruta e a madeira (usada) onde estagiou. Fresco e fácil de beber, não cansa e tem muito boa aptidão gastronómica. Ao preço, não se pode pedir mais :)

Sem comentários:

Enviar um comentário