quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Soalheiro Alvarinho 2011 e o Azeite Romeu

A chegada ao mercado da mais recente colheita do Soalheiro é um acontecimento que estimo particularmente, ou não fosse este um dos mais consistentes brancos portugueses. Ao contrário da maior parte das marcas, este Soalheiro vem cedo para o mercado (logo por alturas do natal, eu é que nunca o apanhei tão loução) e em geral vem tão pronto a ser bebido como a ser esquecido na cave por uns anos (dito de outra forma, haja dinheiro e comprem-se umas quantas caixas que o vinho promete fazer as delícias de quem o beber e durante uns bons anos). E se a qualidade, mais pó, menos pó, é sempre alta, o preço lá se vai mantendo, a rondar os € 8,50. Como aprecio as notas mais vegetais que este vinho apresenta em novo, apeteceu-me prová-lo com singela pescada cozida, acompanhada de nabos e seus grelos, batatas, cebola e o (desnecessário) ovo (da gula).


Um prato simples e banal, que brilhou ao ser regado por um dos melhores azeites portugueses, o Romeu, de Mirandela. Na verdade, o azeite Romeu, puro como deus o deu, é bom, muito bom, parece que estamos a comer azeitonas vivas, sem processamento. Provar este azeite é como ouvir uma excelente gravação num sistema de áudio high-end bem afinado. Não é barato (cerca de € 6,75 cada garrafa de meio litro), mas proporciona muita alegria às papilas :)


Este Soalheiro 2001 está em muito bom nível, sendo indubitavelmente uma compra obrigatória. Grande vinho... (mais informação, aqui, no site do produtor)

2 comentários:

  1. Ainda não vi o Soalheiro deste ano por aqui, pelo menos no Continente que é onde o costumo encontrar; só o 2010, por enquanto.
    O Romeu é realmente um azeite monumental e que guardo para os melhores momentos. Único ponto desfavorável (e até indesculpável) é a menção no rótulo a "extra-virgem", uma concessão ao mercado brasileiro que mais parece submissão.

    ResponderEliminar
  2. Quando vi o teu peixe sem espinha pensei logo em perca (private joke, posso?), mas depois de ler verifiquei que era a confortável pescada...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar