sábado, 14 de janeiro de 2012

Porco Estufado com Castanhas | Alento Reserva 2008

Depois de ter provado o Alento normal, de Luís Viegas Louro (aqui) e de ter visto que o Alento Reserva de 2009 teve uns robustos 17 pontos na edição de Dezembro da RV, abalancei-me a provar o Reserva, mas aqui na edição de 2008. Pareceu-me que o vinho e um clássico prato de porco com castanhas se iam dar bem, pelo que o preparei asinha:

Pedaços da pá ou da perna de porco (com pouca gordura) que deixei a marinar de um dia para o outro em vinho branco e alho. Depois foi deitar banha de porco num tacho de fundo grosso e alourar os pedaços do bácoro depois de os escorrer da marinada. Juntei cebola picada, os alhos da marinada, uma malagueta seca moída, uma folha de louro e um ar de pimenta preta e deixei refogar em lume médio uns minutos. Juntei polpa de tomate, deixei mais uns minutos em lume esperto e juntei o líquido da marinada. Deixei estufar em lume muito brando até o porco estar macio. Nessa altura juntei castanhas (congeladas), deixei reganhar fervura e deixei mais uns dez minutos até amaciar as castanhas, sem deixar que se desfizessem. Servi com uns grelos cozidos e salteados em azeite e alho.  



E o Alento esteve muito bem a acompanhar este prato. Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah a compor um vinho atraente e guloso, mas com bela frescura e acidez. A opulência de Extremoz e dos vinhos do Alentejo está lá, mas bem balançada com a frescura desejada para este vinho brilhar à mesa. Por pouco mais de dez euros tem-se um vinho muito fácil de beber e de gostar, mas com complexidade qb para agradar ao enófilo mais empedernido.

1 comentário: