sábado, 28 de janeiro de 2012

Adega de Pegões Touriga Nacional 2009

Gosto dos vinhos varietais do Eng. Jaime Quendera e da Adega de Pegões. Bem feitos e com um preço cordato, são vinhos muito honestos que nos permitem admirar as castas a solo sem pagar uma fortuna. E este Touriga Nacional 2009, que até teve 16 valores na recente prova de vinhos de TN da Revista de Vinhos é um belo vinho, ao preço (a rondar os cinco euros). O lado floral levemente presente, algo mineral, num corpo muito bem composto e que dá uma muito boa prova.


Esteve muito bem a acompanhar uma costeleta de vitelão nacional, simplesmente grelhada e com um molho de azeite com um pouco de alho, louro e pimenta e vinho branco e com umas batatas a murro.

4 comentários:

  1. A tadinha da costeleta bem merecia mais que só 1 simples parágrafo... pelo menos a costeleta e o respetivo molho de azeite.
    As batatinhas estão como de costume: divinas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O molho é simples. Aqueci azeite e aromatizei-o com um dente de alho esmagado, um ar de pimenta e uma folha de louro. Depois juntei vinho branco (o vinho branco do tejo, do pingo doce, bom e barato), deixei reduzir e deitei-o para cima da costola e das batatas :)

      Mas digo que da próxima, uso o molho na costola e deito azeite e alho picado nas batatas.

      Eliminar
  2. Vês??? Custou muito????
    Brigada e beijinho.

    ResponderEliminar
  3. francisco magalhaes costa13 junho, 2013 21:32

    Adorei, a bem adorar, a touriga nacional de 2009, um excelente vinho aromático, de corpo bem composto e de rico paladar. Um vinho soberbo...a que junto ainda o delicioso Moscatel. Fiz a prova no stand da Adega de Pegões, na Feira de Agricultura de Santarém.Parabéns à Dra. Inês Pimental, pela simpatia e profissionalismo.

    ResponderEliminar