domingo, 20 de novembro de 2011

Bolo de Amêndoa, Chila e Laranja com Fios de Ovos | Blandy's Alvada 5 anos

Encontrei este bolo numa publicação (aparentemente) sem Autoria chamada "O melhor da doçaria regional portuguesa - Algarve" e achei que era um belo bolo para ensaiar, independentemente de ser o melhor ou regional ou o que mais lhe queiram chamar. Achei interessante a incorporação de fios de ovos e casca de laranja cristalizada numa massa de açúcar, ovos e amêndoa, pelo que não tardei a experimentar.



4 ovos
4 gemas
250 g de açucar
60 g de manteiga
80 g de fios de ovos
60 g de doce de chila
275 g de miolo de amêndoa
50 g de casca de laranja cristalizada 
.
manteiga e farinha para a forma
açucar em pó para decorar
fios de ovos para decorar

Escaldam-se as amêndoas, pelam-se e trituram-se (sugiro que se deixem com granulometrias diferentes, entre o quase pó e os 2 mm). Bate-se o açúcar com os ovos até obter uma mistura esbranquiçada, junta-se a manteiga amolecida, o doce de chila e os fios de ovos, bem como a casca de laranja cristalizada*. Adiciona-se a amêndoa, envolve-se e deita-se a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a 170º C durante uns trinta minutos. Deixa-se arrefecer e desenforma-se quando morno. Decora-se com açúcar em pó e mais fios de ovos e serve-se frio. 


Acompanhei este bolo com um vinho que, IMHO, merece ser conhecido. Um madeira novo, de lote, com Malvasia e Bual, o Blandy's Alvada 5 anos. É um vinho bebível, para aguçar a gula e despertar o gosto para os grandes vinhos Madeira. Não é nada de extraordinário, mas é mal empregado em molhos. Fica bem no copo, como aperitivo, como fica bem a acompanhar estas sobremesas feitas com ovos, amêndoas e quejandos. Por cerca de € 9,00 (garraja de 50 ml) merece ser conhecido. Claro que outros, como o Bual 1920 da casa, iriam melhor. Este Bual 1920 é um vinhão que teve recentemente 19,5 valores na RV e um dos melhores que já provei, como tinha referido aqui, mas uma garrafa custa € 600,00...


* Relativamente à casca de laranja cristalizada, optei por a preparar em casa duma forma que me pareceu indicada para o fim em questão. Assim, cortei uma laranja em 8 gomos e retirei a casca. Fatiei finamente a casca da laranja e levei-a a escaldar em água com um pouco de sal. A seguir, passei-a por água fria. Entretanto, fiz uma calda de açucar e deitei lá as cascas; deixei ficar em lume brando durante cerca de dez minutos, retirei-as e sequei-as no forno a 140º C. A ideia era que ficassem macias e doces. Mas sobre a cristalização de frutas cascas de laranja, há um post do Luís que explica bem como fazer.

2 comentários:

  1. Em boa hora achaste a receita algarvia interessante... hoje até poderia ser dia de trilogia com os temas: bolo; gila; amêndoa; Algarve. Só nos falta que o Luis também tenha feito um bolo com amêndoa e gila... lol!
    Ficou um belíssimo bolo daqueles que se começa por comer com os olhos...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci de dizer que gostei da forma como arrumaste a lista de ingredientes...e agora vou meter o meu bolo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar