quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Caril de Pescada com Legumes

Nesta 39ª Trilogia, lembrei-me de sugerir Caril à Ana e ao Luís. E decidi fazer uma carilada balanceada entre a terra e o mar, tentando apesar de tudo, não morrer na praia. E comecei por descongelar pescada em posta, camarões e ameijoas. Abri as ameijoas numa frigideira quente e reservei o líquido. Escalfei os camarões, descasquei-os e juntei as cabeças e as cascas à água de cozedura e deixei reduzir o caldo. Reservei os mariscos.
Num tacho de fundo grosso, deitei um fundo de azeite, cebola picada grosseiramente e alho esmagado e deixei em lume esperto até a cebola ficar translucida. Juntei tomate em cubos e deixei estufar uns minutos. Depois juntei cenoura, feijão verde e pimento em pedaços pequenos, juntei o caldo dos camarões e deixei a estufar cerca de meia hora. Quando os legumes estavam macios, juntei feijão branco cozido e a pescada. Ao fim de cerca de 5 minutos, juntei as ameijoas e os camarões, bem como o líquido das ameijoas. Juntei uma colher de sopa rasa de pó de caril (o da Rajah, de que tinha falado aqui) e verifiquei o tempero (neste caso, apenas sal). Envolvi tudo e deixei ficar uns minutos com o lume desligado antes de servir.   


E acompanhei com arroz carolino cozido e servido à parte.  



3 comentários:

  1. Super interessante esta tua carilada terra-mar! Eu teria deixado umas ameijoas na casca e um camarão com casca... também gostava que tivesses mostrado o arroz.
    Fico a imaginar a conjugação de sabores tão diversos e tão saborosos...
    Quem diria que vamos a caminho da 40ª?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ana, não deixei os mariscos com cascas porque iria introduzir mais poluição num prato que mesmo assim, ficou cheio de coisas. Quanto ao arroz, editei o post e tens uma foto com ele :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Chamar introdução de poluição num prato destes é quase crime de lesa majestade...
    Obrigada pela foto com o arroz.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar