quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quinta de Saes Reserva 2010 | Pescada com Feijão Branco e Mexilhões

Há menos de uma semana tive o privilégio de provar (com calma e em casa) um dos brancos do Dão que mais gozo me deu nos últimos tempos (exceptuando o Primus da Pellada 2007 que está fora de qualquer bitola e ao nível dos frankensteinescos vinhos de Carlos Lucas, a saber, o Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador, o Condessa de Santar e o FourC) e que dá pelo nome de Quinta de Saes Reserva 2009. Tinha Encruzado e Cercial e era bom como o milho; mal sabia eu que asinha iria ao seu irmão mais novo, feito com Encruzado e Cercial, mas com uma pitada(?) de Bical. E este 2010 está ainda melhor. Parece que as uvas de Cercial e de Bical se juntaram para que o vinho parecesse um Encruzado puro e duro. "Longo contacto pelicular, fermentação muito lenta e três meses de batonnage" é a nota do contra-rótulo.  


O vinho transpira Dão! Mineral e cheio de vida, pede para ser provado agora, mas de certeza que daqui a uns anos estará ainda melhor. Álvaro de Castro não é só o enfant terrible do Dão, é um Mago. E o vinho está a € 8, 95, na Garrafeira Augusto, da Foz do Douro.  


Para acompanhar este belo vinho fiz uma pescada com feijão branco e mexilhões. Tacho de fundo grosso, cebola picada, alho e azeite. Uma santa trilogia, a da cebola, alho e azeite, quase tão santa como a nossa das quartas, com a Ana e o Luís e uma das preferidas do Chef Henrique Sá Pessoa, que se vem a revelar um grande azeiteiro (no bom sentido, já que o Ingrediente Secreto é um programa imperdível para qualquer pessoa que goste de cozinhar, mas é de louvar a forma como o HSP mete azeite em quase tudo, afinal é um produto fantástico). Deixei a cebola translucidar e juntei tomate grosseiramente picado, com pele e sementes. Uns minutos a estufar e juntei feijão branco (da lata) enquanto num tacho paralelo escalfei pescada em posta e mexilhões. Despojei a pescada de peles e espinhas e juntei ao outro tacho, o do feijão. Juntei também os mexilhões, temperei com pimenta preta e deixei uns 3 minutos em lume brando a harmonizar sabores. No fim e antes de servir, juntei uma boa dose de coentros que envolvi no preparado. 
   

3 comentários:

  1. Já provou o Terras do Mendo 2009 (Encruzado)? Gostaria que provassem numas das vossas tertúlias gastronómicas. Parabéns pelo vosso blog!

    ResponderEliminar
  2. Caro, nunca provei o Terras do Mendo, apenas porque nunca o vi à venda. Mas a nota de prova do JPM no Guia de 2011 é entusiasmante. Terei todo o prazer em o provar, logo que o encontre.

    ResponderEliminar
  3. Também sou fã fiel do Ingrediente Secreto aos Domingos...e por culpa tua!!!
    Impossível é não ficar fã desta original pescada com feijão branco a aqueles mexilhões malandros...
    Achei graça à classificação que fizeste das nossas trilogias «quase tão santa como a nossa das quartas»... lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar