sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ventresca de Atum em Salada | Soalheiro 2010

Já não é a primeira vez que por aqui vou fazendo o elogio das conservas de peixes. Não todas, naturalmente, mas há muitas que se prestam a preparações deliciosas. E no mundo das conservas, há uma que é quase incontornável, a de ventresca de atum, a barriga, com um sabor mais rico e delicado que os filetes do lombo e uma textura firme (apesar do maior teor de gordura) a pedir para ser servida sem desfazer o filete.

Nesta preparação, o mote foi uma garrafa de Alvarinho Soalheiro 2010 a pedir para ser provada e o acompanhamento, coisas simples... Uma salada de batatas cozidas com pele e que depois de lhes retirar a pele e as partir em pedaços, refresquei com um pouco de hortelã picada e maionese, umas tiras de maçã regadas com um fio de bom azeite e uma salada de verdes, com tomate e umas azeitonas, temperadas com um pouco de flor de sal e mais azeite (optei pelo azeite da Herdade dos Grous, um belo azeite Alentejano) e uns borrifos de vinagre das Bágeiras (um vinagre velho de 1991, feito pelo Mário Sérgio Alves Nuno e pelo Rui Moura Alves).



Bela preparação, com a ventresca da marca Pitéu a dar muito boa conta de si e a deixar brilhar este Soalheiro, versão 2010 que ainda não tinha provado. Desde 1992 que este vinho se vem afirmando como um dos melhores Alvarinhos portugueses, ou melhor dizendo, como um dos grandes vinhos brancos portugueses. Este 2010 aparece vegetal, com notas de rama de tomate no aroma, na boca continua algo vegetal a evoluir para fruta cítrica, ascético, mas a cair na boca que nem ginjas. Muito agradável, comprido, largo, pleno, pareceu-me melhor que o 2009. O preço subiu uma bica (agora ronda os € 8,45) mas o essêncial do vinho está lá, a força, a estrutura e acima de tudo, o grande prazer que dá a beber. Grande vinho...  

2 comentários:

  1. Das ventrescas em conserva disponíveis e que experimentei, a melhor continua a ser, na minha opinião, a Santa Catarina, da ilha de S.Jorge. A Pitéu tem, a seu desfavor, o facto para mim incompreensível de usarem óleo e não azeite, o que é injustificável, até pelo preço.
    Muito bom material mas mal envolvido.
    Fizeste-me salivar com esse Soalheiro, de que ainda não vi o 2010 aqui por baixo. Vou estar atento ao Jumbo, que é onde costuma aparecer.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a ventresca mereceria dar o mote a esta preparação por ser aquilo que é e que tu explicaste tão bem.
    Gostei mesmo da salada de batata, só lha juntava um pouco mais de hortelã.
    E as rodelas de maçã, a quem chamas de tiras, estão mesmo a matar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar