domingo, 9 de janeiro de 2011

Bacalhau no Forno | Dom Ferro Avesso 2009

O bacalhau no forno é uma daquelas preparações simples, quase demasiado simples e que para ficar bem apenas precisa que se dê alguma atenção ao tempo que se deixa o bacalhau no forno. Este foi feito com o forno pré-aquecido a 170º. Cortei cebola em rodelas a cobrir o fundo dum tabuleiro de barro, juntei uns dentes de alho esmagados, batatas cortadas em bocados pequenos, pimento vermelho em tiras, pimenta preta, um pouco de pimentão doce em pó, azeite a cobrir o fundo e um pouco de vinho branco. Levei ao forno e quando as batatas estavam a começar a ficar macias, juntei o bacalhau e levei a finalizar (cerca de vinte minutos a 170º C, embora a temperatura e o tempo variem de forno para forno).  


Esta foi uma preparação feita para acompanhar um vinho relativamente pouco conhecido e que nesta edição de 2009 me encantou. Falo do Dom Ferro Avesso 2009. Feito na Quinta do Ferro, em Baião, na região dos vinhos verdes, mas na fronteira com o Douro e duma casta que raramente aparece a solo: o Avesso. Lembro-me de ter provado este vinho algumas vezes (de colheitas anteriores) e de nunca ter ficado rendido aos seus encantos. Foi desta... Muito bom no nariz com notas cítricas, maçã e algum tropical e com uma largura e profundidade de boca notáveis. E é incrivelmente fresco e tem uma acidez que casou na perfeição com um prato a que eu associaria duma forma mais natural um vinho com alguma idade e estágio em madeira. Se a colheita de 2010 estiver a este nível, será sem dúvida um dos vinhos do verão. E custa cerca de € 5,00...  

2 comentários:

  1. Bacalhau no forno é sempre bem vindo... mas o que eu gostei mesmo foi da ideia de juntares o bacalhau só depois das batatas estarem macias.
    O meu dilema é sempre o mesmo: pré cozo as batatas, deixo o bacalhau secar demais? lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca é demais, mais uma achega nesta luta sem fim em favor da correta cocção dos peixes em geral e do fiel bacalhau em particular, tão maltratados pela peste do sobrecozimento com que este país dito marinheiro insiste em estragar o seu belo peixe.

    ResponderEliminar