sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quinta dos Roques Touriga Nacional 1997


Quando este vinho do Luís Lourenço saiu para o mercado eu não sabia quem era o Luís Lourenço. Como não conhecia produtores de vinho. Andava a tactear, a começar a gostar de vinhos. Há dez anos atrás comprei pela primeira vez o Guia do João Paulo Martins. Era nesse guia que JPM falava deste Touriga Nacional dos Roques. E disse o seguinte: "Extremamente vegetal no aroma, tem a presença da casta e da madeira nova (um pouco verde), com tudo ainda por casar. Confirma na boca que precisa de tempo para que tudo se funda. Não aconselhamos a que seja bebido nos tempos mais próximos." Na verdade, em  relação ao 2007 (que provei aqui) fez uma apreciação próxima,  referindo que tem "Bom estilo de conjunto, mas a precisar de cave". Dez anos depois de ter sido colocado no mercado e quase treze desde a vindima, provei um vinho que é já um clássico do Dão. Nestas coisas de vinhos com alguma idade, as (boas) condições de guarda são fundamentais para a preservação da saúde do vinho. Este não terá tido a melhor guarda e já estava um pouco mais evoluido do que seria expectável. Mas ainda assim a ser boa companhia para um bacalhau cozido com legumes (batata, cenoura, couve e couve flor) e regado com bom azeite. 




3 comentários:

  1. Quem diria que há dez anos atrás eras ainda um tacteador do assunto «vinhos»?... Lendo-te parece que é um dom congénito!
    Bacalhau cozido é um clássico sempre mais que bom, mesmo acompanhado pelo nabo gigante (que por acaso te esqueceste de referir nos legumes)... lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ana, há 10 anos atrás estava a iniciar-me neste mundo. Antes disso, normalmente bebia água. É engraçado perceber que em 10 anos aprendi imenso e continuo sem saber nada... É a vida :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o post. Abre uma reflexão: Imaginem se houvesse um blog de vinhos com 10 ou 13 anos de idade e que alguém colocasse alí um vinho por semana. Imagine a biblioteca que teríamos sobre o assunto.
    Qual seria o blog de vinhos mais antigo do Mundo ou aquele com o maior acervo?

    Saudações do Brasil.
    Paulo
    http://nossovinho.com

    ResponderEliminar