quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cistus Reserva 2007 com ProtoPolenta da Horta em Ninho de Alheira de Mirandela


O Cistus Reserva 2007 deve estar a sair para o mercado e o Produtor enviou o vinho para prova. É feito com 40% de Tinta Roriz, 40% de Touriga Franca e 20% de Touriga Nacional de uvas provenientes de vinhas com uma idade média de 23 anos e situadas nas encostas do Rio Sabor, no Douro Superior. Estagiou 15 meses em barricas de carvalho americano, francês e húngaro e foi engarrafado em Abril de 2010. São 28.000 garrafas com PVP recomendado de 9,99 € e Enologia de Manuel Angel Areal.
Foi refrigerado e arejado por um par de horas. Depois disso o vinho voltou para a garrafa e levou com uma manga para ser provado a cerca de 17º C (com as temperaturas dentro de casa acima dos 20º C é fundamental haver cuidados acrescidos com a temperatura de serviço). Tinto retinto, com boas notas de fruta bem madura bem casadas com a madeira do estágio. Taninos presentes mas macios. Bom volume de boca e um delicioso e longo final. Um vinho com boa aptidão gastronómica e de que é muito difícil não gostar. Nota pessoal: 16,5.

Acompanhei este vinho com uma alheira de Mirandela (a que retirei a tripa para que não se desfizesse) a aninhar uma papa feita com couve, alho francês, cenoura e ervilhas ligada com farinha de milho. Um prato simples e delicioso que foi uma bela companhia para este vinho.

1 comentário:

  1. Só conhecia a expressão de «retirar a tripa» atribuída/aplicada aos senhores peixes...
    Ficamos assim: eu com a alheira (está toda direitinha, como eu gosto - com uma ligeira crosta apetitosa) e tu com aquela papa teimosa que a invadiu sem eu dar licença, lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar