quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cocktail de Marisco by Tio Belmiro em Feijoada e um Espumante Lagar de Baixo

Com este tempo quente, a vontade de comer coisas pesadas é pouca. Ainda assim, apeteceu-me uma feijoada de marisco devidamente acompanhada por um espumante. Comprei um cocktail de marisco no modelo... Vinha numa bela caixa de papel e tinha delícias do mar e lulas. Mas se era marisco, porque é que tem as lulas e a farinha a saber a caranguejo? Coisas do tio belmiro... Enfim! 

Deitei um fundinho de azeite num tacho, cebola picada, alho esmagado e pimento vermelho... Deixei a confitar até a cebola estar transparente, juntei um pouco de polpa de tomate e cerveja. Ficou em lume brando uns 15 minutos. Juntei feijão branco (de lata) e o preparado de mariscos (com as delícias e as lulas) e deixei que os sabores se casassem à vontade. Salsa ou coentros seriam bem aceites, mas não havia. Servi assim... 


Não provava as ditas delícias do mar há anos... Continuam uma porcaria. Não percebo como é que se continuam a vender, mas deve haver gostos para tudo. Acompanhei com um espumante bruto Lagar de Baixo 2008. Feito com Arinto, Bical e Maria Gomes, é expressivo no nariz, com notas citrícas e algum tropical. Bolhinhas elegantes e consistentes, bom volume de boca e um final curto mas agradável. Um espumante bem feito para beber sem pensar muito. Custa cerca de 6 €. Nota pessoal: 15,5.

1 comentário:

  1. Perdoa-se a falta dos coentros pela graça e leveza do texto...
    Devias ter colocado as delicias só no fim, nada de quereres casar os sabores. Acho que o tio Belmiro não iria achar graça« às «Coisas do tio Belmiro...».
    Pelo menos acertaste ao escolher feijão branco...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar