quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bife da Vazia em Molho de Queijo com Enformado de Batatas Confitadas em Manteiga

Este é mais um bife de café, inspirado nos belos bifes da tradição Lisboeta... Uma fatia da vazia com um dedo de altura foi à chapa bem quente. Esteve pouco mais de um minuto de cada lado, tempo suficiente para dourar por fora e ficar bem rosada (mas não en sangre) por dentro... Acredito que a maior parte das pessoas que passam por aqui passam melhor os bifes, mas quando a carne (ou tchitcha como se diz para lá do Marão) é boa, este é mesmo o melhor tratamento a dar à dita. Vaza-se para a chapa, deixa-se ficar um minuto, vira-se, adiciona-se um pouco de sal marinho (ou flor de sal, aqui justifica-se) e reserva-se (entre dois pratos ou num prato dentro do forno a 70º C).


Entretanto, preparei o molho... Umas gotas de azeite no fundo dum tacho e um dente de alho. Deixei o alho aromatizar o azeite, juntei um pouco de vinho branco (convém que seja bebível, sob pena de estragar a preparação) e depois de levantar fervura adicionei uma fatia de queijo de ovelha (usei Alvelhe, bom e barato), um "ar" de pimenta preta e umas gotas de tabasco. Fui mexendo sempre até derreter o queijo e reduzir o vinho.
Para acompanhar o bife e o seu molho, em vez das naturais batatas fritas, optei pelas mesmas, cortadas em rodelas finas e confitadas em manteiga dentro duma forma de folha de alumínio moldada num copo cilíndrico de whisky. Estiveram meia hora com a forma tapada dentro da cloche. Depois tirei a tampa da forma e deixei alourar por uns minutos.


As batatas preparadas desta forma ficam absolutamente deliciosas e proporcionam um belo momento de degustação. São uma natural companhia para este bife. Para beber pensei num vinho tinto novo do Dão (podia ser o Casa de Santar 2007 que refrigerei) mas acabei por preferir uma Super Bock...

4 comentários:

  1. Espectacular essa preparação das batatas! Terei de experimentar e quanto mais cedo melhor, que me parece que tenho andado perder coisa muito boa...
    ...e se desse molho para essa tchitcha nada há a acrescentar, já fiquei boquiaberto com a Superbock!!!!?
    Claro que a vejo muito bem a marchar com o bife se ele fosse meu, (iria pela Sagres, lol), agora esta do Cupido a beber "bujecas" é que eu pensava ser coisa de "galinha com dentes". Mas tá visto que não!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís

    As batatas são uma variação sobre umas outras que tinha feito há quase 2 anos e ficaram ainda melhores.

    http://garficopo.blogspot.com/2008/10/trouxas-de-porco-com-pimento-e-alheira.html

    Quanto à cerveja, embora seja um vinhófilo a querer ser enófilo, com um bife destes cai muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Nem sei como adivinhaste que, para mim, é mais bem passado, sff...
    Fascinante mesmo é a forma de tratar estas batatas... estou mais que tentada a experimentá-las.
    O molho de queijo está bem à tua altura e à medida da minha gulodice, lol...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar o teu molho de queijo... depois conto.
    As batatas ainda não vão hoje, uma coisa de cada vez e depois juntas.
    Vamos ver!
    Beijoca.

    ResponderEliminar