segunda-feira, 7 de junho de 2010

Back to Conceito 2008



Back porque a primeira vez que o provei foi na Quinta do Infantado. A segunda foi em casa a acompanhar uma das minhas preparações preferidas de bacalhau. A terceira podia ter sido em Viseu, mas foi mesmo em casa, outra vez, este fim de semana (tinha combinado ir a Viseu e fazer umas provas com o Gus, mas não foi possível). Um vinho de filigrana e um dos melhores de Tugal, para mim. Talvez o melhor vinho da colheita de 2008 que tinha provado. Crocante, mineral, um grande Douro branco. Feito pela Rita Marques, uma das melhores enólogas portuguesas... Insuspeitos os 2 (a Rita e o seu Conceito de branco), duas pérolas do Douro. Foi uma enorme coincidência eu e o Gus termos provado o mesmo vinho, mas na verdade ambos ficámos desiludidos. Não pensei em problemas com a garrafa, mas mais num problema do vinho... Está a crescer, ganhou um pouco de peso, pode ter tomado um ansiolítico e quer descansar um pouco dos media... Por mim, que venha o 2009 e (re)volto ao 2008 quando ele ganhar uma nova roupa...

3 comentários:

  1. Hoje estás com veia de;
    - intimista
    - saudosista
    - reflexivo/introspectivo
    Diferente, mas interessante conhecer esta faceta...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. intimista, saudosista e virado para mim... acontece, faz parte. beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Como sabes, este vinho entrou directamente para o meu top five dos Grandes vinhos brancos portugueses e se calhar criei expectativas demasiado altas.

    Mas quando o provei das outras vezes, designadamente há cerca de meio ano, em casa, o vinho estava fantástico. Fresco, mineral, um final comprido, enfim, pura filigrana é como o defini desde logo!
    E este sábado, achei-o um pouco estranho, quer no nariz, quer na prova de boca!
    Mas tam,bém admito que pudesse ser daquela garrafa!

    Ainda tenho uma botelha na cave para provarmos em breve, quiçá numa mini vertical com o 2009, em primeur.

    ResponderEliminar