quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Leitão à Bairrada

Acho que comi leitão assado no forno à moda dita da Bairrada em todos os casamentos a que fui (a maior parte no Verão). Sempre depois de ter comido entradas, sopa e dois ou três pratos e sempre acompanhado com batatas fritas, rodelas de laranja e salada. Sempre com espumante branco (a maior parte das vezes meio-seco). Resumindo, de todas essas vezes não saboreei o bácoro, que, quando bem escolhido e preparado é uma delícia.
Lembro-me também de algumas vezes ver (e ajudar) o dito bicho a ser preparado. Escolher um com cerca de 10 quilos (com menos tem demasiada gordura e com mais a carne tem tendência a ficar seca), limpar o dito, estoná-lo, barrá-lo pelo interior com uma pasta feita com banha de porco, alho, sal e pimenta, coser a barriga, levá-lo ao forno de lenha, ir borrifando a pele com vinho branco, controlar a assadura, tirá-lo do forno e servir bem quentinho... como refeição principal (de preferência com tempo frio), acompanhado simplesmente com batatas cozidas com pele cobertas com o molho e um bom vinho tinto da Bairrada. Este é o "meu" leitão.























_e este Quinta das Bágeiras Garrafeira 95 é uma das melhores companhias para o belo do Leitão.

9 comentários:

  1. Posso quase matar para comer disso! ;-D

    ResponderEliminar
  2. Ai que maldade!!! E eu que ainda não jantei!
    Tou com a Elvira, era capaz de matar... :)

    ResponderEliminar
  3. Até eu,"lambo os beiços" por esse leitãozinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Vai ser uma das paragens obrigatórias, quando for a Portugal. Para quem é do Norte, aproveito para dizer que existe um restaurante na Trofa, especialista em leitão assado e que, a meu ver (e de outros apreciadores como eu) mete muitos restaurantes da Bairrada, no bolso! Eu não vou perder! ADORO!! :o)

    ResponderEliminar
  5. são 11h30 da manhã e eu fiquei cheia de vontade de comer um pedaço de leitão... até dispensava o vinho, mas dava uma trinca no leitão.. ai isso é que dava!

    ResponderEliminar
  6. Aré me considero uma pessoa de boa boca, mas ainda não consegui comer leitão que tivesse gostado, quêm sabe assim?!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Sou muito fã de leitão, especialmente da Bairrada... (também não conheço outros).
    Quem dera provar deste teu leitão, já que eu não me atrevo a fazê-lo eu... isto é coisa de mestres!
    O Z concorda contigo em relação ao Quinta das Bageiras.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Fui esta semana à Mealhada comer o dito leitão...só como lá...mas o seu está com óptimo aspecto...já comia o vinho dispenso porque não bebo...gostei do seu cantinho...beijinhos doces

    ResponderEliminar