segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Prova Régia, Arinto de Bucelas daqueles obrigatórios




Quem vai tendo paciência para ler o que intermitentemente escrevo por aqui há mais de dez anos, já deve ter percebido que gosto muito de vinhos brancos, de preferência com alguns anos. 

Na verdade, temos vinhos simples e que desde que feitos com uvas sãs e vinificados sem pirotecnia, podem viver anos em garrafa e dar grande prazer na prova. De norte a sul e ilhas, temos belos brancos (não confundir com grandes brancos, como refere Pedro Garcias aqui e ali). 

Castas Portuguesas como Alvarinho, Loureiro, Avesso, Rabigato, Viosinho, Arinto, Bical, Encruzado, Malvasias, Maria Gomes/Fernão Pires, toda a família Cerceal, Antão Vaz, Síria/Roupeiro e algumas outras de que não me lembro assim de repente, brilham nos seus terrenos de eleição, ao mesmo que surpreendem em outras paragens, a solo ou em lote, muitas vezes com castas estrangeiras.

Mas o vinho de que que quero dar nota hoje é um simples Arinto de Bucelas. Custa € 3,49 na chamada moderna distribuição (PVP recomendado), apanha-se muitas vezes com um desconto de 25%, ou seja, custa menos de três euros. Prova Régia colheita; há um Prova Régia Reserva com um PVP a rondar os cinco euros e o Morgado de Santa Catherina que anda um pouco abaixo dos dez euros. A foto é dum 2011 que já não tenho. Mas quem quiser provar um vinho sério a preço bomba, procure os 2015 para guardar ou vá a correr comprar os de 2016. O colheita está pronto a beber, é fresco e cativante, o Reserva tem estágio em madeira que não chateia nada e já se bebe muito bem. Os mais antigos dão mais gozo, mas estes 2016 estão muito porreiros.



Se calhar vinhos destes deviam ser vendidos mais caros, mais de acordo com a sua qualidade e capacidade de evolução em cave, mas se os produtores os disponibilizam a estes preços, os consumidores agradecem...





1 comentário:

  1. Caro Amandio,

    Nunca guardaria estes vinhos, mas já que recomenda, irei faze-lo já que o investimento não é muito.
    Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar