domingo, 12 de novembro de 2017

Conventual Reserva, Branco 2016, Tintos 2014




Já há bastante tempo que não provava nada da Adega de Portalegre. Em boa hora o Produtor lembrou-se e enviou os Conventual Reserva para prova.

O branco de 2016, feito com Roupeiro, Bical, Arinto e Fernão Pires de vinhas situadas a mais de 600m de altitude, da Serra de São Mamede. Aparece cheio, encorpado, mas com boa acidez. Tem 14º de álcool que não se notam desde que se beba o vinho à temperatura correta. Um vinho que liga bem com pratos gordos, como um bacalhau no forno, mas que, se se for mais ousado, e capaz de ligar muito bem com uns pezinhos de porco de coentrada. Muito bom, agora que está a começar a chegar o frio.

O tinto Reserva clássico de 2014 é feito com Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, também de vinhas a mais de 600m de altitude. Tem 14º de álcool e um carácter algo rustico, mas no bom sentido. Pode servir-se a 16º C em bons copos e ir apreciando a sua evolução ou então ser decantado uma hora antes de servir. Acho que precisa de um par de anos para estar no seu melhor, embora neste momento esteja bem interessante. Perfeito para uma vitela estufada a preceito.

O Vinha da Serra da Penha 2014 é feito com Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, também a 600m de altitude e estagiou doze meses em barrica de carvalho francês. Muito diferente do clássico, mais elegante e pronto a beber, tem 13,5º de álcool e será seguramente do agrado de quem gosta dos vinhos mais redondos e fáceis de beber. Um vinho para ligar bem com um bom frango no forno.

Gostei dos vinhos, acho que a relação preço/qualidade é boa e merecem prova. O PVP ronda os dez euros.



Sem comentários:

Enviar um comentário