segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Proibido Grande Reserva 2010 | Feijoada de Leitão




Um pequeno rebento do Eng. Márcio Lopes na sua segunda incursão pelo Douro. Depois dum honorável tourigo da colheita de 2008 vindo do Vale de Mendiz, numa edição limitada a 900 garrafas de que dei conta aqui, fez este Proibido, com uvas de uma vinha velha localizada perto do Pocinho e com um pouco de Sousão a temperar (20%). Foram feitas apenas 660 garrafas, pelo que não será fácil encontrar este vinho (está à venda na Garrafeira Tio Pepe a €25,00 envolto numa elegante embalagem e também aqui). 
É um vinho de Autor, que foge à fruta fácil e à madeira abaunilhada. É também uma homenagem ao povo da raia, que contrabandeava para sobreviver. Sério e grave, balsâmico, abre no copo e mostra notas de fruta preta, xisto do solo das vinhas, taninos firmes, mas amigos a dar boa prova e a sugerirem que se guardem algumas garrafas para o voltar a provar daqui a uns anos. Tem 15º de álcool muito bem integrados, já que a estrutura é de aço e a acidez é correcta, mas na boca aparece quase como veludo. O estágio em madeira nova não marca o vinho, o que é de louvar. Tem um final longo e envolvente.   


Sendo um vinho do Douro Superior, ligará muito bem com cabritinho no forno ou boa vitela, mas foi um excelente escort para uma feijoada de leitão, como a que descrevi aqui. Belo vinho :)


(o vinho foi oferecido pelo produtor aka winemaker)

Sem comentários:

Enviar um comentário