quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tomate Recheado com Brie e Pasta de Azeitonas after JA | Casa Aranda Colheita 2010

Nesta trilogia nº 89, foi a vez do Luís sugerir o tema a mim e à Ana: tomate. E a minha proposta vem duma receita desarmantemente simples e deliciosa do José Avillez apresentada aqui.


Comecei por escolher quatro tomates, fiz um corte na base para se manterem de pé, abri uma tampa na outra extremidade e esvaziei-lhes o interior. 


Cortei queijo Brie em cubos e envolvi-os com pasta de azeitona verde e o interior do tomate.


Recheei os tomates com esta pasta. Depois piquei o miolo de uma fatia de pão duro e pus por cima dos tomates recheados.


Levei ao forno a 170º C durante doze minutos (até o pão ralado alourar ligeiramente) e servi com um fio de azeite e uma salada de alface.


A ligação do queijo com a pasta de azeitona e o pão ralado crocante é fantástica. Uma entrada simples, mas muito boa.


Para acompanhar estes tomates escolhi um vinho branco do Dão, o Casa Aranda colheita de 2010. Mais um vinho do António Narciso, feito com Malvasia Fina, Encruzado e Cerceal Branco. É o vinho mais barato da casa (custa cerca de quatro euros) mas ao preço, é excelente. Ligeiro fumado, boa acidez e mineralidade, está um vinho para a mesa, com excelente aptidão gastronómica. Fiquei fã. 


2 comentários:

  1. Olha, não é que andámos os dois a rechear tomates? Mais gulosos os teus... mas muito bons!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Deve ficar uma delicia.Com a alface ao redor, otima apresentação,ficou lindo! Tenho outra receita muito repetida, de pimentões recheiados com tomates picados, azeite, 'pine nuts'e casca de limão ralada por cima. Leva mais tempo no forno e todos meus amigos ja conhecem.Voce salvou a patria. Agradeço, Lecy

    ResponderEliminar