sábado, 29 de outubro de 2011

Bifana de Porco, Esmagado e Salteado de Batata, Tomate e Espinafre | Lybra 2007

Lembro-me de há uns anos, na novél e inesperada crença na enofilia, ter endeusado alguns produtores! Muitos, que este rectângulo é pikeno, mas tem muito para dar e a pouco e pouco fui conhecendo as pessoas e fui percebendo os vinhos. Mas durante muito tempo não percebia bem os vinhos do Engº José Bento dos Santos. Um madrigal de viognier que custava uma pipa de massa e desceu de preço para quase metade em meia duzia de anos, um reserva que (dizia-se) durava décadas embora tivesse tido apenas umas três edições e um homenagem a antónio carquejeiro que custava duas pipas de massa e que dava direito a levar com uma tábua na testa, não eram seguramente vinhos que me entusiasmassem. Mas agora apareceu este Lybra. Syrah de Lisboa, muita madeira, mas boa e muita pujança. Não é um "syrah" como os outros que nascem na planície mais a sul (Cortes de Cima, JPR), tem o ADN do seu irmão mais velho (o Quinta do Monte d'Oiro Reserva), mas custa menos de um terço (este está a € 7,49 no Continente), o que é uma excelente notícia. Um vinho muito bem feito, equilibrado (passe a madeira que me parece a mais, mas é feitio, não é defeito) e acima de tudo com uma invejável aptidão gastronómica. Bela escolha, para o preço.    


Deu-se muito bem com umas bifanas de porco grelhadas e acompanhadas de um esmagado/salteado de batatas novas, com espinafres e tomates, tudo regado com um fio de bom azeite. 

2 comentários:

  1. Grande bifana a tua...no Norte a carne é sempre em grande. Bonita ela, também.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer dos dois, tinto e branco, custam 6 euros (sem despesas de transporte) se encomendados diretamente à quinta, como eu faço regularmente. São os meus vinhos do dia-a-dfia.

    ResponderEliminar