quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pescada com Molho de Camarão, a da Trilogia

Cumpriu-se a 42ª Trilogia, a da pescada - sugerida por mim e que levou a Ana e o Luís a preparar um dos mais flexiveis peixes da nossa cozinha e já agora, da não cozinha, a das barritas, dos miminhos, das pérolas, dos chouriços e demais preparações à base de pescada que os modernos europeus tanto gostam e que nos andam a impingir há anos... Resolvi reeditar uma receita minha que é muito simples de fazer e é deliciosa: Pescada com molho de camarão. Pescada do Chile, grande e cortada em posta grossa (a chamada posta para cozer) e camarão de Moçambique, grande (de calibre 10-20, com preço do de 10 e peso do de 20). 
Deitei um fundo de azeite num tacho, juntei uma cebola picada grosseiramente e deixei refogar em lume médio. Juntei um tomate maduro picado, um ar de orégãos, outro de pimenta e uma folha de louro e um copo de vinho branco. Deixei em lume brando durante cerca de 45 minutos. Passei a varinha mágica até obter um molho aveludado e fiz imergir as postas de pescada e os camarões. Deixei em lume brando durante 15 minutos e servi, acompanhado de puré de batata perfumado com um pouco de noz moscada.

Bela receita a deixar a pescada saborosa e a lascar.


2 comentários:

  1. Ao fim de 42 semanas a pescada bem merecia um tratamento VIP... e que bem a tratámos!
    Adorei este molhinho a banhar o puré de batata e, claro... os camarões que tornam quase sempre tudo especial (quando são bem cuidados assim)...
    Estamos de parabéns,acho...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Bem espremidinho e pode-se dizer que andámos perto, o que até é bem engraçado. Um dia bisamos mesmo! Boa proposta e lá vamos para o 43, que é primo e portanto especial!

    ResponderEliminar