quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bolo de Maçã

Quarta feira é um dia que rima com trilogia. E nesta quarta completam-se quarenta trilogias. E o tema, proposto pela Ana, para eu e o Luís nos deliciarmos, foi: sobremesa. E eu fiz um bolo de maçã em forma de sobremesa, um belo bolo para rematar uma refeição. Comecei por descascar três maçãs Granny Smith, cortei-as em fatias finas e levei-as ao lume com um pouco de açucar, manteiga e canela em pó, até amaciarem. Untei uma forma com manteiga e farinha e deitei as maçãs no fundo da forma. Entretanto, amassei cerca de 250 gramas de açucar com 75 gramas de manteiga e juntei, um a um, três ovos, batendo bem. Desliguei a batedeira e juntei uma colher rasa de farinha de trigo e umas quatro de maizena. Envolvi com a colher de pau, juntei algumas sultanas e deitei a massa na forma, por cima das maçãs. Levei ao forno a cerca de 170º C até cozer (cerca de 25 minutos). Retirei do forno, deixei repousar uns minutos e desenformei.  


Servi com uns refrescantes gomos de tangerina. Este bolo improvisado saiu muito bem, com a maçã quase em compota e a massa com uma textura fantástica.

4 comentários:

  1. Há improvisos assim, fantásticos... quando fizer vou trocar as sultanas por pepitas de chocolate, mas só porque não vou muito com a cara e o sabor das ditas cujas.
    Uma trilogia docinha esta!!! Boa...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ana, se quiseres ensaiar este bolo, dá fogo forte às maçãs e carameliza-as. E não uses chocolate, mete umas nozes partidas. Fico à espera do teu ensaio.

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Nozes parece-me uma belíssima ideia... me aguarde!!!!
    E vou untar a forma com manteiga e polvilhar com açúcar em vez da farinha.
    Obrigada!

    ResponderEliminar