terça-feira, 12 de julho de 2011

Areias Gordas 2009, Guru 2007, Bioma 2008 e Niepoort Vintage 2009

Depois da prova referida dois posts abaixo, jantar com vinhos de fora do Dão. Foie com maçã, rúcula e alface para acompanhar o Areias Gordas Colheita Tardia 2009.


DOC Tejo feito com Fernão Pires. Opulento e interessante. Um pouco mais de frescura e daria uma muito melhor prova. Ainda assim, vale a pena conhecer.


Polvo à moda das Rias Baixas, feito como tinha referido aqui, para acompanhar um dos topos do Douro, o Guru 2007. O polvo, do Algarve (congelado e vendido no Jumbo) e com quase dois quilos, encolheu desmesuradamente e tenho que dizer que o polvo galego do pingo doce é muito melhor.

 

O Guru é um vinho de Jorge Serôdio Borges e Sandra Tavares da Silva. Douro de topo, com preço a condizer (cerca de € 30,00). Grande branco!


Mas a cereja no topo do bolo foram os mais recentes vintages de Dirk Niepoort. O Bioma 2008, feito com uvas da vinha velha da Pisca, estagiou em meias pipas durante quase três anos. Muito fácil de gostar agora ou daqui a vinte anos. Já o Vintage 2009 está um portento de concentração e mais duro na prova, mas promete muito. Arejamento do vinho é obrigatório. Dois grandes vintages de Dirk Niepoort. 


É muito difícil não ficar fã. E este formato de meia garrafa é muito interessante para provar os vintages em novos. E a meia garrafa rondará os 30 €, valor justo face à qualidade.

2 comentários:

  1. Não há mesmo polvo como o das Rias Baixas e ainda bem que o PD se lembrou de se abastecer lá e congelar sem a fraude do costume por aqui.
    Curiosamente, há muitos anos vendia-se esse polvo nos mercados do Porto, onde a maneira de conhecê-lo era por estar vivo nas bancas: o português estava morto, o de Vigo, vivinho. No dia em que deixava o Porto eu costumava ir comprar coisas vivas a um mercado que acho que já não existe (é agora o shopping cidade do porto, acho)onde havia camarão de Espinho e polvo de Vigo, ambos vivos e às vezes trutas de rio, a sério. Tempos que já lá vão...

    ResponderEliminar
  2. Lá terei de quebrar a rotina e ir até ao Pingo Doce conhecer esse polvo...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar