quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Importância de se Chamar Reserva ou o Reguengos Reserva Tinto 2008

Reserva, num vinho significa exactamente isso: Reserva! Significa que estamos perante um vinho que demora mais tempo a crescer, a atingir a idade adulta. Simplificando, um colheita é um cão, um reserva é um homem e um garrafeira é um elefante. Dito de outra forma, o colheita é para beber asinha e sem pensar muito, queremos é fruta e boa, o reserva é para reservar e beber mais tarde e com mais atenção e queremos é fruta e alguma madeira e boa e o garrafeira só começa a ser bebível quando consegue integrar a madeira no seu corpo. Como sempre, quando se fala de vinhos isto tanto pode ser uma verdade universal como uma anedota.
Isto a propósito do Reguengos Reserva Tinto 2008. Tem Trincadeira, Aragonez, Tinta Caiada e Alicante Bouschet e estagiou em madeira até atingir a maturidade (nota do contra rótulo). É um vinho elegante e bem feito, consensual (até demasiado consensual) e a um preço bomba de € 3,99. E tem lá a frutinha, tem lá a madeirinha, tem lá uma razoável acidez, tem um rótulo apelativo, com dourados e tudo. E tem os 14º de álcool que se esperam dum vinho Alentejano. Logo, não se lhe podem por defeitos, ainda por cima pelo preço a que é vendido. A cereja no topo do bolo é a frescura que apresenta. Nada madurão, mas tem tudo demasiado no sítio para encantar. Bebe-se e nada mais. 


Ainda assim, não deixou de ser boa companhia para um naco de perna de porco no forno com as suas batatas e uns grelos cozidos e salteados em azeite e alho...


1 comentário:

  1. Concordo completamente com a comparação entre reserva e homem... demoram mais tempo a atingir a idade adulta, lol!!!!
    Quem atingiu um belo ponto de assadura foram as tuas batatinhas coradas e os pedaços de porquinho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar