domingo, 19 de junho de 2011

His Name is Lucas, Carlos Lucas...

Condessa de Santar, Conde de Santar, Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador, CCCC (ou 4C ou FourC, não confundir com o CCCP, que era a sigla da URSS e é um espumante de Carlos Campolargo e Celso Pereira) serão dos vinhos mais cotados do Dão. E todos da Dão Sul e todos da equipa de enologia chefiada por Carlos Lucas. Para além disso, a Dão Sul ainda consegue a proeza de abastecer tudo o que é ponto de venda com o irritante Cabriz Colheita Seleccionada que até teve a distinta lata de levar 90 pontos da Wine Spectator. E custa € 2,99 em toda a parte. Isto deve causar muita azia a muita gente que depois vem dizer que os vinhos de Carlos Lucas são todos iguais, que são bem feitinhos e para agradar a gregos e a troianos e que não mostram ter personalidade, etc, etc, etc. E isso até pode ser verdade, mas a verdade é que nos vinhos brancos, o Condessa de Santar e o Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador são dos melhores do Dão e por arrasto, de Portugal. E por arrasto, o Encruzado de Cabriz é bem capaz de ter uma das melhores relações qualidade/preço do mercado. E o Casa de Santar tinto e o Casa de Santar tinto Reserva idem. Todos vinhos a abater por qualquer produtor ou enófilo.


E tanto sucesso até a mim me provocou alguma azia quando vi o atrevido selo dos 90 pontos pespegado por cima do rótulo. É provocação. Então não é já este um dos poucos vinhos de 3 euros que se bebe bem? Era preciso ter 90 pontos? Pensando bem, 90 pontos por 3 euros sai a qualquer coisa como 3,3(3) centimos o ponto, o que raia a escandaleira. 
E o vinho? Alfrocheiro, Tinta Roriz e Touriga Nacional vinificadas separadamente. Feito o lote, estagiou 6 meses em meias pipas de carvalho francês e mais algum tempo em cave depois de engarrafado e antes de ser lançado para o mercado. Leve tosta, muita fruta vermelha no ponto, cor ruby de média intensidade, 13º de álcool, tudo muito certo e no ponto. Quase bom demais para ser verdade, mas é. Nem o caril de porco com que o acompanhei lhe fez mossa. Por 3 euros... His name is Lucas and he doesn' t live in the second floor...   


1 comentário:

  1. Já fui fã incondicional dos vinhos do Dão, chegando a ir comprá-lo ao produtor, nos arredores de Viseu, num sítio chamado Falorca de Silgueiros, coisa de outras épocas...
    Depois fui desgostando dos Dão que havia, ou esquecendo, sei lá. O certo é que já não bebo um Dão há muito, muito tempo, uma exceção a um rosé o ano passado e logo coisa de triste memória.
    A ver se vou experimentar esse dos 90 pontos, pois claro!

    ResponderEliminar