domingo, 12 de junho de 2011

Frango em Vinho Tinto no Forno | Duorum 2008


Esta deliciosa (para mim, claro) preparação de frango é uma espécie de cruzamento da chanfana bairradina com o púcaro estremenho. Cortei um frango em pedaços e deixei a marinar em vinho tinto e alho esmagado de um dia para o outro. Pré-aqueci o forno a 170º C e meti o frango e respectiva marinada num púcaro de barro preto. Juntei uma cebola, um pouco de pimenta preta, sal e banha de porco e levei ao forno. Acompanhei com batatas a murro salteadas com grelos.


Acompanhei com um Duorum 2008, de João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco. Tinto ruby violáceo, frutos vermelhos e mato, madeira no ponto, bebe-se com grande prazer. Douro de Ouro, um dos meus vinhos preferidos, abaixo dos € 10,00. 

4 comentários:

  1. Que os teus frangos resultam sempre deliciosos, com uma belíssima cor e ainda melhor aspecto, já sabemos... sejam no tacho ou sejam no forno.
    Deixou-me a pensar foi esta marinada só de vinho e alhos, sem sal nem pimenta que se juntaram apenas antes do forno.
    Também achei um mimo aquele acompanhamento!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Só o consigo imaginar melhor (e mesmo assim com toda a contingência das partidas que a imaginação nos prega), se em vez do frango tivesse seguido o senhor pai dele, a permitir uns tempos mais "chanfânicos" de execução... estou a brincar: este frango está mesmo *****

    ResponderEliminar
  3. Oh simple things!

    Mas alguém tinha de meter a pata na poça. Necessidade de galo com forno a 170º?

    ResponderEliminar
  4. Para amaciar um bicho duro no forno e em vinho, seja galo, seja cabra, seja boi, o que interessa e determina é o TEMPO, não a temperatura do forno que só influi na velocidade com que os aquosos (vinho neste caso)se reduzem. É por isso que o tacho da chanfana entra no forno de lenha a cerca de 250-270ºC e sai, uma noite depois, já com o forno a cerca de 70ºC (e durante essas horas todas, a fase aquosa do prato se encarrega de manter a temperatura da carne sempre e só até 100ºC.
    Às vezes (quase sempre)o melhor mesmo é a gente saber ter a humildade de falar do que sabe e não se meter em assuntos pela rama: é até por isso mesmo que eu nunca falei nem falarei de nenhum prato feito nalguma caldeira vulcânica, assunto em que , aí sim, iria pela certa meter a pata na poça e queimava-me, chiça!!!
    K.I.S.S. (Keep It Simple, Stupid)
    Quanto ao teu frango, Cupido, sabes que o que eu quis dizer (e disse) foi que se fosse mais duro teria permitido a ação do calor e do vinho por algumas horas e o resultado do Senhor Tempo no resultado tê-lo-ia feito resvalar mais para o lado da chanfana e menos para o da Púcara.... e só não lhe dei 6 estrelas porque acho que o máximo são cinco.

    ResponderEliminar