segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bola de Sardinhas | Quinta de Soalheiro Reserva 2007

A bola de sardinhas é uma preparação tradicional de Lamego. Tem-se um quilo de massa de pão que se divide em duas partes iguais. Com uma delas forra-se o fundo dum tabuleiro de ir ao forno previamente untado com azeite. Cobre-se a massa com um quilo de sardinhas a que se retiraram cabeças e espinhas e que se temperaram com sal. Corta-se uma cebola às rodelas e espalha-se por cima das sardinhas. Junta-se um ramo de salsa picado grosseiramente e tempera-se com sal e pimenta. Rega-se com 2,5 dl de azeite. Cobre-se com a massa restante, fazendo-a aderir à parte de baixo. Deixa-se levedar durante cerca de uma hora, barra-se com azeite e leva-se o tabuleiro a forno bem quente. Come-se morna ou fria.

Esta é uma transcrição livre da receita da bola de sardinha de Lamego, referida por Maria de Lourdes Modesto no seu Cozinha Tradicional Portuguesa. A que apresento, foi feita pelo meu pai, com algumas alterações. Começou por fazer a massa, com farinha, água e fermento de padeiro e incorporou azeite na massa (cerca de um dl para meio quilo de farinha) para a "amaciar". Depois de levedada, a massa foi dividida em duas partes e o recheio foram sardinhas de conserva, sem cebola nem salsa. Sendo diferente da bola tradicional, estava muito boa e recomenda-se.


Para acompanhar esta bola, um dos grandes brancos portugueses, o Quinta de Soalheiro Reserva de 2007. Um Alvarinho fermentado e estagiado em madeira e que integrará com todo o mérito um qualquer top-ten de vinhos brancos portugueses (pelo menos, o meu, integra). Tinha-o provado em Setembro do ano passado (aqui) e não lhe tinha visto as virtudes que unanimemente lhe foram reconhecidas. Mea culpa? Culpa da garrafa? Não sei. Sei apenas que agora está absolutamente fantástico e é, sem dúvida um vinho de prova -apenas- quase obrigatória, apenas porque o PVP (€ 25,00) não é lá muito convidativo.  

4 comentários:

  1. Ora aí está uma novidade absoluta para mim: bôla de sardinhas? e feita com sardinha crua?!
    Essa sempre é maios "pacífica" e cordata com a bela da sardinha em conserva e já aqui a despertar idéias e mais idéias...

    ResponderEliminar
  2. Luís, lendo, realmente pode parecer estranho, mas na verdade, se se pensar nas sardinhas na telha que assam em 20 minutos e ficam envoltas em farinha de milho, como dei conta aqui:

    http://garficopo.blogspot.com/2009/08/aguiao-vinhao-2008-e-sardinhas-na-telha.html

    não é de estranhar que dentro da massa de pão fiquem igualmente deliciosas.

    ResponderEliminar
  3. Não sei não, que nunca provei nem sequer vi... mas não deixo de pensar nas espinhas das sardinhas, lol!
    Há muitos anos atrás, fiz um empadão com sardinhas de conserva, mas nem vale a pena falar do resultado...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. O Soalheiro é, também para mim, um grande vinho.
    Quanto a esta bola, apreciador confesso que sou de todas, lá vai para a lista das coisas a experimentar. Com filetes de sardinha que as espinhas das de conserva me parecem um espinho... difícil de aceitar. E se, para dimininuir as reticências do Luís, se marinassem aqueles em limão por uns minutos?

    ResponderEliminar