sábado, 2 de outubro de 2010

Caldeirada de Borrego | Ermelinda de Freitas Touriga Nacional 2008

O borrego assado no forno deve ser uma das poucas preparações de borrego transversais na nossa cozinha. A sul, o ensopado marca pontos, nas versões com e sem batata. Esta preparação é próxima do ensopado na preparação, mas sem o pão nem o alouramento prévio da carne, o que a torna próxima de uma caldeirada. Usei borrego cortado em pedaços (costelas, costeletas e perna) que deitei num tacho de fundo grosso sobre um fundo de azeite, cebola cortada em fatias e alho. Juntei as batatas descascadas e cortadas em quartos, tomate em polpa e pimento vermelho em tiras e temperei com um pouco de sal marinho, pimenta preta, um pouco de pimentão doce e um pouco de hortelã fresca. Juntei vinho branco e levei ao lume brando até a carne estar bem macia...   


Para acompanhar este prato escolhi um vinho varietal da Casa Ermelinda de Freitas. Tinha provado há algum tempo o Touriga Franca da casa e desta vez foi o Touriga Nacional 2008. Escuro e mais marcado pela madeira do que esperava. Falta-lhe algum corpo e concentração, mas é um vinho agradável e de prova fácil. Está a € 7,99 na Feira de Vinhos do Jumbo.  

3 comentários:

  1. Conclusão:podemos fazer caldeiradas de quase tudo...
    Gosto, especialmente, da cor e da consistência do molho desta, assim como da macieza da carne que se deixa adivinhar na foto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Uma preparação decerto bem aproximada ao clássico ensopado alentejano (que muitas vezes dispensa o alourado prévio).

    Não conhecia este monovarietal da Casa Ermelinda Freitas, que está a fazer um trabalho bem digno na península de Setúbal e a preços bem simpáticos. Estes vinhos do enólogo Jaime Quendera têm vindo a ser presença cada vez mais frequente à minha mesa.

    ResponderEliminar
  3. Ana, de quase tudo, acho que sim. Com algumas carnes é preciso ter alguma precaução extra, por causa das gorduras. Como neste borrego, que ficaram um pouco mais presentes do que seria desejável e que teriam justificado o alouramento prévio. Quanto à macieza da carne e bondade do molho, certifico :)
    Um dia destes hei-de experimentar uma caldeirada assim, mas com partes magras de porco.

    Luís, como respondi à Ana, o borrego tinha um pouco de gordura a mais para as batatas mas que certamente seria melhor absorvida por um bom pão. Quanto ao vinho, tinha provado o Touriga Franca também de 2008 enviado pelo produtor e gostei mais do que deste. A ver se um dia destes provo outros da casa.

    ResponderEliminar