terça-feira, 5 de outubro de 2010

Salada de Atum e Feijão Frade em Duo da Herdade dos Grous

Presumo que uma salada de atum e feijão frade seja um quase unanime sinónimo de comida a despachar, ou básica, ou do dia a dia, ou de cantina, ou de piquenique, ou de congresso, ou de entrada, ou o que se quiser, mas dificilmente será considerada um prato sério numa refeição e menos ainda a própria refeição. E se o complemento da comida for um vinho proveniente de um dos melhores produtores do Alentejo, todo o enquadramento começa a aproximar-se perigosamente dum qualquer filme de ficção barato de Bolliwood...
Na verdade, não é e já tenho harmonizado belos vinhos com pratos assim, banais/normais/dodia_adia e que até são baseados em conservas, mas entre um peixe fresco/quasepodreoumenosfresco, um peixe congelado_cheiodegelo e uma conserva honesta, prefiro quase sempre e sem dúvida a conserva.

E esta salada até foi feita com alguma pretensão...

1 - Comecei por cozer ovos, o que não é tão simples como pode parecer:

Parece que é só meter o ovo em água e deixar ferver até que esteja cozido.

Não é bem assim e requer alguns cuidados:

1º- A água deve estar fria quando se coloca o ovo.
2º- Juntar um pouco de sal e vinagre.
3º- Nunca pôr o lume muito forte,a mudança brusca de temperatura faz com que a casca estale.
4º- A partir do momento em que a água entra em ebulição,conta no máximo 11 minutos.A partir deste tempo a gema dos ovos começa a ficar verde.
5º- Depois devem ser"enfriados"rápidamente,em água muito fria,para que o ovo contraia e descole da casca,facilitando assim a operação de retirar a casca.  *

2 - Abri latas... Uma de atum em óleo (escorri o óleo) e outra de feijão frade;

3 - Temperei umas folhas de alface com flor de sal e um fio de azeite que usei como base do prato;

4 - Empratei... Fundo de alface, feijão fradinho, atum, o ovo em quartos (com pimenta preta em pó para não se ficar a rir), mix de azeitonas e pimento maduro em rodelas finas, crocante e viciante. No final, um generoso fio do excelente azeite da Herdade dos Grous de que tinha dado nota aqui.



 Para completar o duo da Herdade dos Grous, o vinho branco da colheita de 2009. Feito com Arinto, Roupeiro e Antão Vaz é um vinho que não nega a origem Alentejana, mas tem uma frescura que não deixa ninguém indiferente. Belo vinho.

2 comentários:

  1. A salada de atum é um prato simples, básico como lhe chamas, mas muito bem apreciado aqui em casa.
    (Foi por essa simplicidade que resolveste ligar o turbo da linguagem verbal...).
    Gostei dos pormenores da foto, o mesmo já não posso dizer das letras minúsculas com que nos mimaste a explicar a cozedura dos ovos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. A seriedade ou maioridade de um prato é algo que evidentemente decidido pelas papilas gustativas, não pelo preconceito sobre a simplicidade ou pobreza deste ou daquele ingrediente.

    Para mim essa é uma combinação 5estrelas, só que dispenso empratamentos e gosto mesmo é de tudo ao molho, bem azeitado...

    ResponderEliminar