segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dia de São Tomate

Tinha uma catrefada de tomates no frigorífico e um jantar para fazer. Então coloquei a mim próprio este desafio: fazer um jantar completo em que o tomate fosse usado em todas as fases da refeição, da entrada à sobremesa.
Para aperitivo, um clássico Bloody Mary, com uma proporção de 70% de sumo de tomate, 30% de Vodca e umas gotas de molho tabasco. Servi bem fresco sem gelo.
Para entrada, um creme de tomate, com cebola e um bocado de chouriço de porco preto (tinha comprado um e como não era nada de especial, sopa com ele...) e folhas de espinafre. Ácido e cremoso, uma delícia.
Tinha uns carapaus obscenamente pequenos (daqueles que não se encontram na peixaria e que são uma delícia) que resolvi fritar e acompanhar com um arroz de tomate, aromatizado com orégãos.
Para sobremesa, uma compota de tomate aromatizada com gin e casca de limão e queijo da Serra.
O vinho escolhido foi um Verdelho branco 2007, da Companhia das Lezírias.










8 comentários:

  1. Este santo ainda não conhecia!
    :)
    Bela refeição.

    ResponderEliminar
  2. E que rico dia de são tomate:))).Que imaginação!!!Essa sopinha bem sem palavras:)E esses carapauzinhos é mesmo um escandalo de bons.Só devez em quando é que apanho mas estão escondidos debaixo da banca do peixe e só mesmo para alguns clientes.Para mim a sobremesa é sem gin ok.Passei o Bloody Mary porque só sumo de tomate não dá:( beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ou seja... és um cozinheiro de tomates :)
    He he
    Esses carapaus já iam... põe obsceno nisso!!!

    ResponderEliminar
  4. Tb não conhecia esse dia Santo!!!
    mas quanto aos carapauzitos lá isso conheço,assim como o delicioso arroz:)))Que ideia maravilhosa!!!só de olhar para as fotos até me babei toda...

    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Cupido deixei-te um miminho no meu cantinho:)Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu bem que gostava de ter ido a esse jantar, do princípio até ao finalzinho...
    És um Mestre e mais não vale a pena dizer.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Desafio giro e conseguido!
    Com excepção do bloody Bloody Mary, que não me passa, gostos, o resto ficou de abrir qualquer apetite. A propósito vou jantar uns desses carapauzinhos que, se esses eram obscenos, os meus são verdadeiro hardcore (praí 3cms, nem se podem "arranjar")

    ResponderEliminar
  8. O desafio é interessante e conseguiste mesmo por tomates em tudo com sucesso (à excepção do Bloody Mary é que não me trás boas recordações, enfim...gosto são gostos). Gulosa que se preze fica de olho na sobremesa! Bjs

    ResponderEliminar