terça-feira, 23 de setembro de 2008

Uma Branca Tintureira

Confesso nunca tinha provado tintureira (uma espécie de tubarão), mas como no outro dia vi à venda (em posta higienizada e ultracongelada - bem, ando mesmo a comer plástico...) resolvi comprar e experimentar. Fiz umas pesquisas e o que vi não me animou por aí além; desde dizer que é bom para juntar à caldeirada, que se pode preparar como o espadarte, mas a carne é menos firme e sei lá que mais... Fez-me lembrar uma coisa que retive há uns meses numa revista que explicava a melhor forma de utilizar os peixes e que dizia que o melhor uso a dar a uma salema é voltar a deitá-la ao mar (por acaso, concordo, não gosto mesmo nada do peixe).
Acabei por fazer assim:

Numa travessa, deitei duas postas ainda congeladas, uma pitada de sal, sumo e um bocado de casca de limão, alho esmagado e vinho branco e deixei a marinar.
num tacho, cortei batatas em cubos e levei a cozer.
Levei a tintureira a grelhar (realmente tem uma carne pouco firme) e reservei.
numa frigideira, deitei um fio de azeite, deixei aquecer e juntei líquido da marinada com os alhos; deixei reduzir, retirei os alhos e fui polvilhando com farinha de trigo até ligar o molho.
Quando as batatas estavam cozidas, escorri a água da cozedura e juntei uma noz de manteiga (das Marinhas, chlép! - fez toda a diferença) e liguei com um garfo.
Servi a tintureira com o molho (que polvilhei com um pouco de oregãos secos) e o creme de batata.
Acompanhou com um Mural Branco 2006 (da Quinta do Portal)

Notas:

A tintureira não desiludiu. A textura da carne assemelha-se à da raia, mas sem as cartilagens, o sabor é agradável e o molho da marinada (com toques de limão e alho) complementou bem a carne; a batata, simplesmente "temperada" com manteiga das Marinhas ficou uma delícia. Por último, o Mural, com os seus 24% de moscatel a dar um toque de "doçura" que ligou muito bem com o prato.
"Uma branca tintureira", porque tudo era branco... ou quase!




9 comentários:

  1. Cupido no Jumbo vejo muito este peixe chamado Tintureira mas nunca me atrevi a comprar!!!Apesar de ter um preço muito convidativo...mas não me convencia.Agora com uma cobaia como tu a dizer que até te agradou.:)))(desculpa a cobaia).Bem vou comprar e experimentar e se sabe a Raia que é um peixe que eu adoro só tenho mesmo que experimentar.Agora a minha parte ignorante o que é manteiga(das Marinhas Chlép).É que o teu puré ficou com um aspécto hummm.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isabel, por acaso até acho que o peixito vale a pena, mas da próxima acho que o vou fazer estufado. Quanto à manteiga, é de Esposende, já tinha postado sobre ela aqui:

    http://garficopo.blogspot.com/2008/06/manteiga-das-marinhas.html

    É uma delícia...

    ResponderEliminar
  3. Cupido primeiro de tudo um muito obrigada por responder à minha questão.Agora tenho que ir para Lisboa buscar a manteiga ao El Corte Inglés.Realmente só neste pais.Como é possivel ser tão restrito a venda dessa manteiga. Que pelo preço até não é nada caro 1,39 em relação às manteiguitas que se vendem nas grandes superficies. Até são mais caras mesmo as de produtos brancos.Vou comprar para provar.Lembro-me que quando era pequena a minha mãe comprava manteiga ao kilo estava numa tigela de inox. Numa charcutaria que ainda á na Amadora chamada Lusa.Eu adoro manteiga. Fora do nosso Pais uma das manteigas que me ficou também na memória.Foi quando estive nas Astúrias a manteiga e o leite era uma delicia quando chego a Portugal encontro na Makro mas foi sol de pouca dura desapareceu.E também gostei muito da manteiga holandesa que pena não pudermos trazer:).Bem com a conversa das manteigas já me alonguei:)))

    ResponderEliminar
  4. Se é parecido com a raia então é bom :)
    Um branco higienizado que fica bonito no prato!

    ResponderEliminar
  5. Pois aqui a euzinha nunca viu tintureira à venda, nem comi, mas já começo a ficar curiosa...
    Nas tuas fotos tem excelente aspecto, muito branquinha!
    Moral da história: Ana, vai às compras...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. A tintureira é muito parecida com o cação e usa-se, no Alentejo, para fazer a célebre Sopa de Molho Cação, quando este falta.
    Só é pena que esta apresentação seja, além de higienizada, completamente injectada de água, para pesar mais e é uma dor de alma vê-la a esvair-se e a ficar por metade daquilo que se comprou.
    Mas esta sopa de cação é muito curiosa, com farinha e vinagre, um dia destes vou fazê-la.

    ResponderEliminar
  7. Este "estranho" fp aqui em cima sou eu, é claro! Saiu!

    ResponderEliminar
  8. Pois, realmente a dita encolhe um bocado. Mas gostei bastante (principalmente do preço).

    ResponderEliminar
  9. Já como há algum tempo gosto bastante. Só não experimentei grelhar pois pensei exactamente que seria um pouco mole. De resto gosto de todas as maneiras e por enquanto o preço é agradável 😋

    ResponderEliminar