quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sachertorte

Eduardo Sacher, chefe de cozinha do príncipe de Metternich, foi o criador da famosa Sachertorte que viu pela primeira vez a luz do dia em 1832. Mais tarde, a receita original passou para a nora, Ana Sacher, que tornou mundialmente famoso o Hotel Sacher de Viena, aberto entretanto – com este maravilhoso bolo, com o seu charme e elegância e, não menos, com o seu hábito de fumar charutos. Esta receita é da casa Sacher. Tudo o que sejam amêndoas, nozes ou cremes, nada têm a ver com a Sachertorte.

Ingredientes
140 g de manteiga
160 g de açúcar
180 g de chocolate ralado
8 ovos
30 g de açúcar em pó
140 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
200 g de doce de alperce
200 g de cobertura de chocolate
Um pouco de açúcar glaceado

Preparação

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte o chocolate derretido em banho-maria (que se arrefece, mexendo sempre). Continue a bater até fazer espuma. Junte as gemas pouco a pouco, batendo com força. Bata as claras em castelo, com o açúcar em pó, até ficarem firmes. Deixe deslizar sobre o creme de chocolate. Misture a farinha com o fermento em pó e deite-a sobre a massa. Misture tudo cuidadosamente. Deite a massa numa forma de fundo solto forrada com papel de alumínio ou com papel vegetal untado e leve ao forno a cozer.
Deixe o bolo arrefecer um pouco antes de o retirar da forma. Barre-o por fora com o doce aquecido e bem batido e deixe entranhar um pouco. Derreta a cobertura em banho-maria e barre o bolo com ela. Se gostar, divida a parte superior em doze partes e escreva em cada uma a palavra “Sacher” com açúcar glaceado.

In “Gook, Roland – As 100 mais famosas receitas do mundo”




4 comentários:

  1. Cupido sabe concerteza que o mestre pasteleiro Friedrich Pfliegler.Garante a quantidade das sobremesas do Hotel Sacher.Atualmente os bolos Sacher originais são vendidos por todo o mundo,acondicionados em caixas de madeira.No entanto consta-se que o dito sabe melhor dois dias depois de terem sido confecionados.Sabe quando for grande quero ser como este mestre(sorrisos).Cupido eu tenho esta receita e se nos atrevesemo-nos a fazer este bolo.É um desafio(sorrisos)bora lá!!!

    ResponderEliminar
  2. Isabel, parece-me boa ideia. Por acaso já tinha pensado em fazer esta experiência no fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Cupido o que quêr dizer que desafio aceite!!!Óptimo mas temos que combinar o dia da postagem para ser os 2 ao mesmo tempo ok.Ha a minha receita no livro não têm o nome escrito e leva doce de alperce.A minha receita é do livro as 100 mais famosas sobremesas do mundo.Têm umas pequenas diferências deste queres que te mande a foto e receita do livro por email para decidirmos o que fazemos.Diz qualquer coisa beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Isabel, este também leva doce de alperce e penso que será o mesmo livro. De qualquer forma podes enviar a foto por mail. Podemos combinar postar na segunda feira, mas depois combinamos melhor.

    ResponderEliminar