segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Arroz de Chouriço de Sangue e Feijão Verde

Ás vezes gosto de ir a algumas lojas de comércio tradicional na Baixa Portuense; as coisas até são caras, mas a simpatia e disponibilidade de alguns proprietários compensam o preço que se paga. Tinha visto uns chouriços de sangue da beira com um aspecto excelente e decidi comprar para incorporar num cozido. No entanto, tinha no frigo um feijão verde excelente e pensei o que é que havia de fazer... lembrei-me deste arroz, que fiz assim:

No tacho de barro, deitei cebola e um fio de azeite; juntei o chouriço e deixei estufar um pouco. Juntei água a ferver e o feijão cortado e deixei cozer um pouco. Juntei o arroz e quando estava a dois terços do tempo da cozedura rectifiquei temperos (na verdade temperei com uma pitada de sal, porque não tinha deitado nada e também de mais nada precisou) e deitei num púcaro de barro, deixando acabar a cozedura no forno a 170ºC.

Acompanhou com um Passadouro 2000...





10 comentários:

  1. Estou cheinha de inveja do teu «alguidar» do arroz (é assim que se chama?).
    Nas férias andei a namorar um, mas não trouxe, preferi o tachinho preto... burra!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. anna, eu chamo-lhe púcaro por simplificação; quase todos os restaurantes de cozinha tradicional usam estes recipientes para o arroz de forno (normalmente para acompanhar um cabrito).

    ResponderEliminar
  3. Óooooo!!!Cupido que saudade tenho do meu alguidar de arroz(eu tb chamo assim como a Anna)que tinha trazido da Lousã,mas quando mudei de casa por muito bem que se acondicionem as coisas á sempre uns acidentes com as mudanças,e o meu partiu-se,nunca mais encontrei por aqui...Agora ao ver o seu deu-me vontade de ir procurar,tenho que ir passear até á Ericeira que por aquela zona á muitas olarias.

    Falando em comida esse arroz deixou-me a babar...Arroz com feijão verde no forno(que é divinal)mais o Enxido,vou ser invejosa mesmo sem Alguidar....Adorei!!!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Pronto babei agora é que fiquei mesmo doente. A olhar para este arroz com feijão mas esse chouriço de sangue da beira hummmm.Lá vai mais uma receita para eu fazer.Mas tenho que ir a Lisboa a uma charcutaria que conheço buscar esse dito que já lá vi:))))Simplesmente divino.BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  5. Amigo Cupido esse arroz é arte. Temos de instituir um intercâmbio de vinhos das nossas regiões. Aqueles achados que só quem conhece a zona consegue encontrar. O que acha?

    ResponderEliminar
  6. Que bela arrozada. Gosto muito dos teus tachos de barro ;) Ainda não me aventurei nas lojas tradicionais da baixa portuense. Não me falta vontade mas falta-me "guito" ;)

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado! Voltei de férias e comigo veio um pucaro de barro para o arroz, chego aqui e dou de caras com essa tentação, só tenho pena de estar tão longe da baixa do Porto tenho a certeza que me perdia entre aromas e sabores.

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. eu quando vou ao Porto gosto muito de ir às compras à Baixa e já lá tenho comprado bons enchidos.
    e quando lá vou antes do Natal adoro comprar frutos secos.

    agora deixa que te diga..... esse teu arroz está um must.

    ResponderEliminar
  9. Se a minha mãe visse isto dizia qualquer coisa do género: "Isto é que é comida!" Eu concordo com ela, porque também gosto muito de chouriço de sangue. O alguidar de barro dá-lhe um ar tradicional bastante agradável.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. amigos do balde, aceito o desafio; não tem que ser forçosamente das nossas regiões, mas podemos trocar ideias e eventualmente propor compras de vinhos quase desconhecidos e que são excelentes. Assim de repente estou a lembrar-me do Pedra Cancela (tinto de touriga nacional 2004 e branco de encruzado e malvasia 2007), um excelente projecto do Eng. João Paulo Gouveia quase desconhecido fora do Dão, com uma excelente relação qualidade/preço. Lembrei-me também de algumas coisas de adega cooperativa de Borba, uns bi-varietais e um garrafeira (vendido na adega a € 11,00 e proposto agora no clube de vinhos do Continente a € 23,00 - era matá-los...).

    ResponderEliminar