quarta-feira, 26 de março de 2008

Bola de Carne

Esta foi feita pelo meu pai e a receita é esta:

mais ou menos meio quilo de farinha de trigo, quatro ovos, cinquenta gramas de fermento de padeiro, sessenta gramas de manteiga, dois decilitros de leite e um decilitro de azeite (as quantidades podem variar em função da "mão" que amassa e do gosto pessoal); amassar e, no tabuleiro de ir ao forno deitar uma camada de massa, uma camada de carnes frias (presunto, salpicão, porco assado, frango assado, quanto maior fôr a variedade, melhor), outra camada de massa, outra de carnes, acabando com uma de massa; fica a levedar entre meia e uma hora e vai a forno quente (cerca de duzentos graus) até cozer (ir vigiando para não queimar).

Num lanche, acompanhou com este Herdade do Porto da Bouga Garrafeira 2004 (um belo Alentejano, com uma excelente relação qualidade/preço).



10 comentários:

  1. está de parabéns o teu pai... que bola maravilhosa.

    ResponderEliminar
  2. Que bem que se vai comendo aqui nesta cozinha andava para vir aqui ver mas hoje não podia passar sou bisbilhoteira como dizem agora os mais novos adorei esta cozinha um abraço. Natércia:))

    ResponderEliminar
  3. Que bola linda!!!Não posso vir a esta cozinha só têm comida que adoro,com estas carnes e enchidos na bola hummmmm.já postei as alheiras,tenho para postar as bochechas,bêm depois desta bola tenho que ir medir o colestrol...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  4. Estava a procurar uma receita de bola de carne e eis que me deparo com esta!
    Vou fazer para oferecer oa meu comprade no Domingo de Pascoela e depois conto como ficou.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. ´Se sobrou alguma fatia, fica para mim... Adoro bolas, seja carne, bacalhau, sardinha, etc....

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi Bola de carne. Deve combinar bem com um alentejo.
    abs,
    Nina.

    ResponderEliminar
  7. Uma receita diferente que vale a pena experimentar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Ora aqui está um "prato" que adoro mas que raramente faço.

    A esta receita de Bola eu apelidei... como muitos já apelidaram... Rápida. Isso mesmo Bola Rápida, porque para além de ser isso mesmo é fácil.

    Muito bem!

    ResponderEliminar
  9. Filho de peixe sabe nadar...
    E eu que não tenho jeitinho nenhum para fazer massas, a bola que faço é assim tipo bolo recheado...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Nossa adorei a receita, vou tentar no fim de semana.

    Bjs, Flávia Regina

    ResponderEliminar