quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Creme de Laranja

Mais uma quarta feira trilógica, desta vez comigo a dar o mote, o dos citrinos. E escolhi a bela da laranja para corporizar um creme que não é nada mau e até tem a grande virtude de estar talhado que nem ginjas para quem tem uma bimby*...



4 ovos
150 g de açúcar
1 boa laranja
1 colher de chá de manteiga

Abrem-se os ovos para um tacho, junta-se o açucar e bate-se até obter um creme. Incorpora-se o sumo e parte da raspa da laranja (a gosto, sabendo-se que é a raspa que dá o sabor - por mim, acho que a raspa de um terço da laranja chega) e leva-se a lume brando, mexendo com uma vara de arames, até o creme engrossar (o que se desencadeia quando a mistura se aproxima dos setenta e qualquer coisa graus celsius). Retira-se do lume, incorpora-se a manteiga e deita-se em taças individuais que se depositam no frigorífico. Depois é esperar que arrefeça. Querendo, guarnece-se com uma folha de hortelã em juliana, um gomo de laranja ou ainda, para os mais desejosos de um toque quente, com canela moída. Por mim dispensei a guarnição. Acompanhe-se com um bom moscatel novo...

* a bimby aqui ajuda, quer no controle da temperatura, quer na forma como vai mexendo o preparado, tornando-o naturalmente aveludado.

5 comentários:

  1. Tu e o Luís tiraram o dia para me fazer ficar com vontade de fazer e comer lemon curd ou este belíssimo creme de laranja que deve ser primo do outro.
    Babando.....................
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Um orange curd bem mais simples que o original e, principalmente, com bem menos calorias, o que não é despiciendo quando a linha teima em arredondar, arredondar...
    Tenho a mania do clássico "lemon" mas terei de experimentar este assim que acabarem os frascos do outro que me sobraram desta 54ª Trilogia, lol.

    ResponderEliminar
  3. ... não quis misturar as coisas, mas não pude deixar de sentir um calafrio arrepiado: será que teremos em breve uma bimbinha no Garficopo?

    ResponderEliminar
  4. lolololol...
    Eu não posso comentar! Estou sob a ameaça de um ban, lololol...
    Beijinhos aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Não, meus caros, tenho muito mais onde gastar o dinheiro. O garficopo não terá nada disso :)

    ResponderEliminar