sábado, 4 de maio de 2013

Favas com Entrecosto | Burmester Reserva 2009




Favas com entrecosto é na verdade um eufemismo para estas tentadoras favas que foram acolitadas com uma moira de lamego e um pedaço de chouriço de porco preto alentejano. 

Piquei uma cebola para um tacho de fundo grosso, adicionei um bom fio de azeite a preencher o fundo do tacho, mais dois dentes de alho devidamente esmagados e fatiados finos, deixei a cebola começar a estalar e juntei pimentas várias, esmagadas no almofariz (branca, preta, rosa, verde e a de caiena). Adicionei o entrecosto de porco, cortado em pedaços pequenos e os enchidos em rodelas e deixei a envolver uns bons dez minutos em lume forte até alourar ligeiramente. Juntei então uma colher de sopa rasa de massa de pimentão e vinho branco a cobrir a carne. Deixei a estufar em lume brando cerca de meia hora e juntei as favas. Antes de servir, polvilhei com uma mistura de verdes picados (cebolinho, salsa e folha de alho) e envolvi.



Acompanhei com um vinho que não provava há algum tempo, o Burmester Reserva, aqui na edição de 2009. É um clássico do Douro, muito bem feito e muito consensual. Tem tudo no sítio, sem excessos e dá muito prazer à mesa.


1 comentário:

  1. Consigo comer favas há muito pouco tempo... eram a única coisa que a minha mão permitia recusa minha ou do meu irmão.
    Serão o almoço de domingo, amanhã!
    Beijo.

    ResponderEliminar