segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lombinho de Porco Recheado com Marmelada e Manchego | Quinta do Perdigão Rosé Reserva 2010

Tenho pena que a quase totalidade dos programas de televisão onde aparentemente se fala de comida sejam tão entertainment e tão pouco educativos. Um dos poucos que consigo ver, mas apenas a espaços e porque gravo, é o curso de cozinha do Gordon Ramsay. Bom cozinheiro, sabedor, dá gosto ver este programa, apesar do múltiplo engonhanço e passagens repetidas. E ontem falou de carnes recheadas e assadas e foi num lombo de porco ao gosto espanhol, como o apresentou, que eu fui buscar esta preparação.

Em vez do seco lombo, escolhi um suculento lombinho. Aparei-lhe as pontas e apliquei cortes longitudinais (sem atravessar a peça) até obter uma base de carne boa para rechear. Meti as pontas aparadas nos extremos do lombinho e temperei com sal e mistura de pimentas.





Depois recheei o interior da carne com fatias de marmelada e queijo manchego.


Atei com fio de cozinha, temperei o exterior com sal e mais uma pouca de pimenta e levei a peça a tabuleiro, sobre uma cama feita com uma cabeça de alho fatiada, de forma a que o rolo não ficasse pousado no tabuleiro. Deitei um fio de azeite sobre a carne e um fundo de vinho branco no tabuleiro.



Levei ao forno pré aquecido a 190º C até a carne dourar (cerca de trinta e cinco minutos). Virei o rolo e deixei mais uns vinte minutos, tendo regado a carne com o molho. Juntei uns espargos verdes inteiros e deixei que os espargos alourassem e a carne finalizasse. Retirei a carne e deixei-a repousar sobre a tábua de cozinha.



Servi a carne sobre cama de esparguete cozido e com os espargos verdes a completar o prato. A macieza do lombinho, aliada ao forte sabor das pimentas, à untuosidade do queijo e ao doce da marmelada, compuseram um belo e desafiador prato. Gostei muito e para o acompanhar escolhi o belo rosado reserva 2010 da Quinta do Perdigão. Tem as quatro castas de eleição do Dão, tem madeira em tosta, tem elegância e teve corpo para acompanhar este prato. Um dos melhores rosados portugueses, sem dúvida.


3 comentários:

  1. Cá está um belo post para um lombinho todo especial. Não é teu hábito documentares com este número de fotos, mas lá que valeu a pena, valeu.
    O beijinho hoje é para o perdigão red do rotulo... (lol)!

    ResponderEliminar
  2. Também estranhei reportagem fotográfica tão completa :) Mas gostei, pode continuar. Achei muito interessante recehear com marmelada... Gostava de experimentar

    ResponderEliminar
  3. Receita guardada (e aplauso para o novo didatismo na apresentação) que fica a aguardar por Outubro para que lhe faça uma marmelada com metade (ou mesmo um terço)do açúcar habitual para este efeito de rechear carne, já que a doçura da marmelada tradicional me pareceu excessiva. Belo e vantajoso substituto para as tradicionais ameias pretas, secas, já tão vistas.

    ResponderEliminar