quarta-feira, 8 de maio de 2013

Folhadinhos de Requeijão com Mel e Nozes




Nesta trilogia número cento e trinta e um, foi a vez da Ana cantar o tema a mim e ao Luís e cantou nozes. E nozes lembram-me sempre a clássica associação ao requeijão e ao mel que se fazia na Serra da Estrela, como a provei a primeira vez há mais de vinte anos, lá.

Hoje, a partir dessa preparação, apresento uma brincadeira que qualquer aspirante a chef pode fazer e a que poderá chamar reconstrução, interpretação ou até desconstrução.

Brinquei com a tradicional preparação e envolvi-a em massa folhada. Um requeijão de Seia e de ovelha foi misturado com uma boa mão cheia de miolo de noz e um bom fio de mel.


Entretanto, levei uns quadrados de massa folhada ao forno, deixei que folhassem, abri-os a meio e recheei com a mistura preparada. 





Simples e de bom efeito :)

4 comentários:

  1. «Noses» e as nozes na 131... bem fixes os teus folhados, muito gulosos... claro que guloso será quem lhes meter o dente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ah! Que saudades dos pequenos-almoços na pensão da D.Palmira, em S.Romão, o requeijão às vezes ainda morno como almece, as nozes com casca que se iam abrindo à medida do apetite, o doce de abóbora e o mel, embora "mel" na Serra seja a geleia de marmelo, o que me deixou dúvida quanto ao teu: de abelha ou de marmelo, como na Serra da Estrela?

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes ingredientes num bom folhadinho.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar