Nesta trilogia número cento e trinta (são quasi quasi dois anos e meio, caramba) foi a minha vez de sugerir o tema à Ana e ao Luís: comida de tacho. E a minha proposta é um coelho estufado, entre o que se faz nas terras transmontanas (com cebola, salsa e vinho branco) e o da região saloia, chamado à caçadora e que leva o sangue do bicho. Não será arquetípico como a bela dobrada que o Luís apresentou, mas é sem dúvida um dos grandes pratos de tacho deste rectângulo à beira mar plantado (e ainda temos um fantástico que se chama à capitão mor, da beira alta, mais todos os personalizados estufados feitos por quem gosta de caçar e cozinhar - um mundo, portanto).
Usou-se um coelho bom (criado em casa, algo entre os excelentes de caça e os esponjosos da moderna distribuição) que ficou a marinar em alho e vinho branco de um dia para o outro.
Pica-se uma cebola para um tacho de fundo espesso, junta-se um fundo de bom azeite e leva-se a lume esperto a puxar a cebola. Tempera-se com sal, pimenta e uma malagueta, junta-se o coelho, em pedaços e escorrido da marinada e deixa-se selar e alourar a carne. Refresca-se com o líquido e os alhos da marinada mais um pouco de vinho branco, baixa-se o lume para o mínimo, junta-se um raminho de tomilho e uma folha de louro e deixa-se estufar até a carne estar bem macia, mas sem se desfazer. Para completar o prato, batatas e grelos cozidos, ficam muito bem.
Acompanhei este belo prato com um espumante bairradino, da Quinta do Encontro e feito com Touriga Nacional. Custou pouco mais de cinco euros no continente e não tem data de colheita, mas estava fresco e jovem, porreiro. Será um dos últimos de Carlos Lucas ou um dos primeiros de Osvaldo Amado. Gostei.
Uma opção perfeita para comida de tacho.
ResponderEliminarBom feriado
Um abraço
Adoro coelho, assim bem feito e deste para além dos «esponjosos», mas bestialmente tenros, como se vê na foto...
ResponderEliminarBeijinhos.
Este coelho no tacho é sempre uma sugestão muito apreciada cá em casa.
ResponderEliminarBom fim de semana, kiss
Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html