quarta-feira, 1 de maio de 2013

Coelho no Tacho | Espumante Rosé Quinta do Encontro Touriga Nacional




Nesta trilogia número cento e trinta (são quasi quasi dois anos e meio, caramba) foi a minha vez de sugerir o tema à Ana e ao Luís: comida de tacho. E a minha proposta é um coelho estufado, entre o que se faz nas terras transmontanas (com cebola, salsa e vinho branco) e o da região saloia, chamado à caçadora e que leva o sangue do bicho. Não será arquetípico como a bela dobrada que o Luís apresentou, mas é sem dúvida um dos grandes pratos de tacho deste rectângulo à beira mar plantado (e ainda temos um fantástico que se chama à capitão mor, da beira alta, mais todos os personalizados estufados feitos por quem gosta de caçar e cozinhar - um mundo, portanto).

Usou-se um coelho bom (criado em casa, algo entre os excelentes de caça e os esponjosos da moderna distribuição) que ficou a marinar em alho e vinho branco de um dia para o outro.

Pica-se uma cebola para um tacho de fundo espesso, junta-se um fundo de bom azeite e leva-se a lume esperto a puxar a cebola. Tempera-se com sal, pimenta e uma malagueta, junta-se o coelho, em pedaços e escorrido da marinada e deixa-se selar e alourar a carne. Refresca-se com o líquido e os alhos da marinada mais um pouco de vinho branco, baixa-se o lume para o mínimo, junta-se um raminho de tomilho e uma folha de louro e deixa-se estufar até a carne estar bem macia, mas sem se desfazer. Para completar o prato, batatas e grelos cozidos, ficam muito bem.


Acompanhei este belo prato com um espumante bairradino, da Quinta do Encontro e feito com Touriga Nacional. Custou pouco mais de cinco euros no continente e não tem data de colheita, mas estava fresco e jovem, porreiro. Será um dos últimos de Carlos Lucas ou um dos primeiros de Osvaldo Amado. Gostei.

3 comentários:

  1. Uma opção perfeita para comida de tacho.
    Bom feriado
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Adoro coelho, assim bem feito e deste para além dos «esponjosos», mas bestialmente tenros, como se vê na foto...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Este coelho no tacho é sempre uma sugestão muito apreciada cá em casa.
    Bom fim de semana, kiss
    Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar